quinta-feira, abril 02, 2015

Avião da Base Aérea 1 (Sintra) aterra de emergência em Leiria

Via  jornal Correio da Manhã (31-03-2015):
Foto CM

"Pilotos da Força Aérea Portuguesa (FAP) foram forçados a aterrar de emergência, esta terça-feira, nas margens do rio Lis, em Leiria.
Avião da FAP aterra de emergência
Aeronave da Força Aérea tinha como destino Monte Real.
O avião de instrução seguia de Sintra para a Base Aérea de Monte Real. Os dois tripulantes não sofreram ferimentos, disse à Lusa o porta-voz da instituição. A aeronave em causa integra a Base Aérea n.º 1, em Sintra."

http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/aviao_da_forca_aerea_faz_aterragem_de_emergencia.html



Sobre o avião EPSILON-TB30
Foto:Epsilon-Tb 30 na pista da BA1 em Sintra
Diáriamente pelos céus de Colares os Epsilon-TB 30, produzem um ruído característico ,que já nos habituámos, em voos de treino  ou em formação ,oriundos da Base Aérea 1, na Granja do Marquês.

 
O EPSILON-TB 30 produzido pela firma francesa AEROSPATIALE, foi projectado para servir a fase elementar de pilotagem e para permitir que se vá mais além através da fase básica (ou intermédia).
É um avião bi-lugar em tandem, de asa baixa e curta e trem triciclo retrátil.
O motor de 6 cilindros horizontais é de injecção automática, possui um dispositivo de alimentação e lubrificação para o voo invertido e aciona um hélice de velocidade constante.
A configuração do seu painel de instrumentos, a sua velocidade de cruzeiro, a robustez da sua célula que suporta de +6,7 G a -3,35 G e a sensibilidade de comandos, conferem-lhe caraterísticas similares às de um pequeno avião de caça convencional.
Motor:
1 x Avco Lycoming AEI0-540 com a potência de 300 CV às 2.700 r.p.m.

·  Aérospatiale Epsilon-TB 30
Modelo da aeronave
·  Avião monomotor, asa baixa, trem retráctil destinado a instrução de pilotagem. A construção da aeronave foi entregue a uma subsidiária da Aérospatiale, a SOCATA que fez as primeiras entregas à Força Aérea Francesa em junho de 1983.
·   Autonomia de voo: 1.300 km
·  Velocidade máxima: 378 km/h
·  Peso: 932 kg
·  Comprimento: 7,59 m
·  Envergadura: 7,92 m
·  Velocidade de cruzeiro: 358 km/h
·  Voo inaugural: 22 de dezembro de 1977

Esquadra 101 - "Roncos"
Aerospatiale Epsilon-TB 30

Texto,fonte: FAP 


 

Sem comentários: