domingo, março 27, 2016

A última morada de Carvalho Monteiro no cemitério dos Prazeres

jazigoCarvalhoMonteiroP2blog.jpg
Carvalho Monteiro faleceu em Sintra em 24 de Outubro de 1920, tem no cemitério dos Prazeres em Lisboa, um monumental jazigo, projectado  por Luigi Manini,  que também assinou o projecto da Quinta da Regaleira em Sintra.
António Augusto Carvalho Monteiro, nasceu no Rio de Janeiro, em 27 de Novembro de 1950.
Por ser herdeiro de uma enorme fortuna era conhecido por "Monteiro dos Milhões".


jazigoCarvalhoMonteiroPblog.jpg
Em post anterior,  estão indicadas as diversas característica simbólicas de todos os elementos que guarnecem o jazigo de Carvalho Monteiro.

"António Augusto Carvalho Monteiro, ele próprio, mandou construir o seu túmulo no Cemitério dos Prazeres por Luigi Manini, o mesmo arquiteto-cenógrafo que terá construído a Quinta da Regaleira, arquiteto com quem partilhava o mesmo ideal intelectual e artístico. O jazigo fica situado no lado esquerdo da alameda, à entrada do Cemitério.
Ocupa uma área com o lugar, o tamanho e a forma do secretário num templo maçónico. A igreja é referenciada como oriente, mostrando muita e diversa simbologia. Curioso é o facto de que a porta do jazigo ser aberta com a mesma chave que abria a Quinta da Regaleira, em Sintra, bem como o seu palácio na Rua do Alecrim, em Lisboa."
- See more at: http://www.historiadeportugal.info/antonio-augusto-carvalho-monteiro/#toc2



jazigoCarvalhoMonteiroPBVblogL.jpg
Posts relacionados:
 http://riodasmacas.blogspot.pt/2014/04/imaginario-e-legado-de-carvalho.html
http://riodasmacas.blogspot.pt/2016/03/porque-hoje-e-sabado_26.html


Sem comentários: