Curiosidades Mucifalenses - reedição de post de 2006

(Foto:Pedro Macieira)


Campeão do Mundo de Pesca de Mar

O Mucifal uma das localidades da Freguesia de Colares, freguesia com 3.324 hectares ,e com 7.296 habitantes sendo 5.789 eleitores, segundo o Censo de 2001, teve em 2001 um campeão Mundial, na modalidade de Pesca de Mar. José Henriques Nunes foi campeão do Mundo de pesca do Mar-2001,(Título Individual )em França no Campeonato Mundial de Surf Casting, no mês de Outubro ,em representação da selecção portuguesa.

Para além da medalha de ouro, José Henrique ganhou ainda o bronze, mercê do terceiro lugar por equipas, assim como os restantes companheiros da selecção, contituida por mais dois representantes Sintrenses, José Sousa Augusto e Fernando Mechas Nunes, que fazem parte da equipa da União Mucifalense.

Este acontecimento devidamente noticiado pelo Boletim Informativo “Collares”, da Junta de Freguesia de Colares,nº27 de 2001, não teve um grande impacto na altura na localidade , embora seja um local de bastantes praticantes da pesca . Mas foi de certeza um grande marco para a prestigiada Sociedade União Mucifalense.

Nota: José Nunes já tinha obtido o título de Campeão do Mundo em 1988, mas nessa altura não era atribuido o título individual.

O que é o Surfcasting

É costume definir-se o Surfcasting como pesca de praia, mas na verdade um espigão,uma escarpa, ou uma zona de porto ou estuário, servem para se atirar a linha às ondas.

Comentários

somente eu disse…
Família de pescadores! Pai (Henrique), Mãe (Lurdes) e filho (José Henrique) e também alguns primos.
Muitas vezes fui com eles, em miúda, para a pesca na Praia das Maçãs, íamos ali para o viveiro do Alberto.
Saudades desses tempos.
Ana Domingos

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar