Porque hoje é o dia Mundial das Abelhas


Hoje comemora-se o Dia Mundial das Abelhas mas o seu zumbido nos campos , é cada vez mais ténue. O fenómeno surge associado à progressiva redução da flora autóctone e ao aumento exponencial do uso de fitofármacos e à ocupação de grandes espaços abertos pelos novos processos  agrícolas que estão a ser usados.



Em nota de imprensa divulgada esta manhã, a Quercus destaca o papel destes pequenos insectos como agentes polinizadores à escala global: “Se as abelhas desaparecessem surgiria uma enorme dificuldade em alimentar a actual população mundial”.


“Isto significa que, sem abelhas, grande parte dos produtos agrícolas de que dependemos não existiria, tais como hortícolas, frutos, cereais e forragens para alimentar os animais para consumo humano” assinala a Quercus com uma advertência: “Sem a presença de abelhas no nosso planeta, toda a cadeia alimentar seria seriamente afectada”. O mundo assistiria a uma “enorme perda de biodiversidade, e os ecossistemas entrariam num processo crescente de destruição”
 Fontes Quercus/Público

Comentários

Graça Sampaio disse…
Lindas fotos - como sempre!

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva