Curiosidades de Sintra antiga III

Na sequência de um post sobre uma Praça de Touros demolida em 1910, depois da implantação da República pelo primeiro Presidente da Câmara de Sintra Fernando Formigal de Morais, acrescento alguns dados sobre a antiga Praça de Touros de Sintra:
-Fernando Formigal de Morais foi o primeiro Presidente da Câmara de Sintra depois da implantação da República presidindo à primeira comissão administrativa, nomeada no dia 11 de Outubro de 1910 para gerir os destinos do Concelho de Sintra .

Preços de 1907
O Semanário “Aurora de Sintra” de 2 de Julho de 1893, noticiava uma grande tourada na Praça de Sintra que se situava, no local onde funciona actualmente o Mercado da Estefânia.
Assistiram ao evento a Rainha D. Amélia o Príncipe D.Luis Filipe e Infante D.Manuel que mais tarde veio a ser e por pouco tempo , o Rei D.Manuel II. Actuou nessa corrida um cavaleiro famoso na época, Manuel Casimiro de Almeida.
Preços de 1907

Bilhete de eléctrico de 1904
A história da velha praça de touros, contada por José Alfredo da Costa Azevedo
“Entre as Ruas Barros Queirós, Ulisses Alves, Capitão Mário Pimentel e traseiras dos prédios da Avenida Heliodoro Salgado, onde foi construído o mercado actual da Estefânia existiu uma praça de touros, construída antes de 1878,(...).foi demolida após a implantação da República, por ordem do Presidente do Município, Fernando Formigal de Morais, com a intenção de fazer uma melhor.Mas, o Formigal de Morais, aborreceu-se com o cargo (e isso acontece a muita gente boa),abandonou-o e a praça de touros nunca mais se construiu.”
Obras de José Alfredo da Costa Azevedo-Bairros de Sintra.
Posts relacionados:
Curiosidades de Sintra antiga-pressionar
Curiosidades de Sintra antiga II-pressionar
Fontes:
-Obras de José Alfredo da Costa Azevedo
-Eléctricos de Sintra, de Júlio cardoso, e Valdemar Alves
-Guia do Viajante em Portugal e suas Colónias em Africa (1907)
- Google Earth

Local actual onde existiu a velha Praça de Touros de Sintra

Comentários

Anónimo disse…
Caro Pedro,
Sou colaborador do jornal CidadeVIVA (de Algueirão/Mem Martins) e necessitava de o contactar. Caso seja possível, peço-lhe que ligue para o jornal (219225942) e deixe um contacto (telefone ou email). Obrigado, Luís Galrão
pedro macieira disse…
Caro Luis Galrão,
conforme pedido, deixei o meu contacto.
pedromacieira@hotmail.com
Pedro macieira
Maria Carvalho disse…
Sempre interessante saber sobre o passado. Gostei.
Anónimo disse…
É verdade a praça era toda feita em madeira da serra de Sintra ,mas não era o único sitio em que se faziam corridas de toiros.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar