quinta-feira, novembro 23, 2006

Curiosidades de Sintra antiga

Fotografias publicadas na "Ilustração Portuguesa" em 1909 , durante a inauguração da casa ,de Fernando Formigal de Morais, que viria a ser o primeiro Presidente da Câmara de Sintra, após a implantação da República em 5 de Outubro de 1910.

A legenda da fotografia explica que "As novas construcções de Cintra, começam também a adquirir um certo caracter de elegancia.Damos hoje a photografia da casa do sr. Fernando Formigal de Moraes, recentemente construida na Variante da Estephania, cuja capella foi benzida a semana passada pelo sr. Arcebispo de Mytilene" (Cliché de Novaes).

Os Morais

Fernando Formigal de Morais,era filho de Domingos José de Morais benemérito Sintrense tendo construído a expensas suas uma escola, ainda hoje fazendo parte do património de Sintra, que tem o seu nome, também Fernando Formigal de Morais tem ao lado da escola um largo com o seu nome,conhecido pelas gentes de Sintra como o largo do Morais .Nessa escola existia uma banda de música denominada também como a “Banda da escola do Morais” ,formada pelos seus jovens alunos, que se estreou em 24 de Junho de 1911.


Fonte:Obras de José Alfredo da Costa Azevedo, e Ilustração Portuguesa

4 comentários:

viajante disse...

Um pedido de ajuda. Sabes por aí quem foi o jornalista Vasco Vidal? E já agora no Transatlântico, um pouco atrás, falo nele.
Abraço.

pedro macieira disse...

Não consegui saber muita coisa, sobre Vasco Vidal, a unica referência que encontrei foram alguns trabalhos sobre Sintra da sua autoria :
Trabalhos da Comissão Municipal de Turismo:

Palácio Nacional da Pena - Vasco Vidal - 14 de Maio de 1977
Palácio Nacional de Sintra - Vasco Vidal - 3 de Abril de 1977
Um abraço
Pedro Macieira

viajante disse...

Obrigado pelas referências. Vou tentar descobrir na Biblioteca.

Anónimo disse...

http://blogdealbergaria.blogspot.com/2008/07/vasco-vidal-1911-1980.html