D.Fernando II, e as Maravilhas de Portugal

Imagem retirada do Jornal da Região de Fev.2007
Durante o passado fim-de-semana Sintra, acolheu a digressão Nacional da eleição das 7 maravilhas de Portugal. O resultado desta eleição a nível nacional terá lugar a 7 de Julho de 2007 no estádio da Luz.

O Concelho de Sintra está representado neste evento com dois dos seus monumentos mais representativos. O Palácio da Pena, e o Palácio Nacional de Queluz.
Nesta lista 21 monumentos das " 7 maravilhas" , existem 5 monumentos que são agora candidatos: O Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça,o Convento de Cristo em Tomar, Mosteiro de Santa Maria de Belém ( Jerónimos), e o Palácio da Pena construído sobre as ruínas do Mosteiro de NªSrª da Pena . Todos estes monumentos, ainda hoje em magnifico estado de conservação graças à intervenção directa de D.Fernando II. Na altura em que a preservação da arte monumental não estava na ordem do dia , ele teve a sensibilidade, muitas vezes a custas suas de recuperar, e construir os monumentos de que hoje nos orgulhamos.
D.Fernando II o Rei Artista,nasce em Viena em 1816, oriundo da familia Saxe-Coburg_Gotha, casa em 1836, com D.Maria II, e após a sua morte é regente do Reino, enquanto o seu filho,D.Pedro não atinge a maioridade.

Imagem do Guia Expresso
O Palácio da Pena, o Parque da Pena, o Castelo dos mouros (também reconstruído por D.Fernando II) e o Convento dos capuchos faziam parte do projecto de D.Fernando II para aquele maciço montanhoso e com um bosque semi-devastado que é hoje o magnífico Parque da Pena.
Palácio Nacional de Queluz -Foto António Passaporte-Arq.CML

O Parque da Pena só ficaria completo depois do o seu segundo casamento com Elise Hensler, a Condessa d´Edla,com a construção de um Chalet ,com desenho da autoria da própria Condessa, um símbolo do romantismo. O Chalet da Condessa foi destruído por um incêndio em 1999, e até hoje aguarda a reconstrução,estando neste momento aguardar um subsidio da EFTA,para esse efeito
Postal Ilustrado do Chalet da Condessa

Agora que a empresa "Parques de Sintra Monte da Lua ,SA". foi delegada pelo governo a entidade que deverá gerir o Património Classificado de Sintra, esperamos que a reconstrução do Chalet ocorra o mais rapidamente possível, única forma de Sintra homenagear aquele que originou o rico património monumental e paisagístico que hoje podemos desfrutar .

Link relacionado -As 7 maravilhas de Portugal-pressionar
Posts relacionados- As sete maravilhas-pressionar
-O Chalet da Condessa e Sintra Património Mundial da Humanidade-pressionar
- O Chalet da Condessa dÉdla, memória descritiva-pressionar

Nota: Imagem de D.Fernando II -Alagamares

Comentários

Anónimo disse…
E será que o arquitecto finlandês não vai querer um Chalet da Condessa versão Alvar Aalto?
Anónimo disse…
Sem desprimor para Alvar AAlto de quem gosto muito,esperemos que nao.
pedro macieira disse…
Pois eu também acho que Alvar AAlto no Parque da Pena, não tem grande sentido, vamos é ver quem é que vamos ver no Parque.....

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva