domingo, fevereiro 18, 2007

Hotel Nunes na Vila Velha de Sintra

Hotel Nunes (Foto cedida por Valdemar Alves)

Notas de José Alfredo Azevedo em "Bairros de Sintra":

“No Largo do Meca está indicado o edifício onde funcionou o Hotel Nunes, recentemente demolido para a construção de uma nova unidade hoteleira que, por várias razões se está assemelhando às célebres «obras de Santa Engrácia»(as obras recomeçaram em 1977 e terminaram em 1980).

Nesse edifício em 1850 estava instalada a Pensão de Bragança.A propriedade pertencia nessa época ao 7º Visconde de Asseca. (Visconde de Asseca era bisavô do que foi, em data recente, presidente da nossa Câmara, de nome próprio Salvador Correia de Sá e Benevides Velasco da Câmara), nascido a 2 de Agosto de 1825 e falecido a 25 de janeiro de 1852.”

ANTES

O Hotel Nunes antes de ser demolido (Foto no "Bairros de Sintra)"O nome do hotel deriva do nome de um dos antigos proprietários João Nunes.
DEPOIS....
O Hotel Tivoli Sintra construído no local onde existia o Hotel Nunes
Um edifício construído sem respeitar o ambiente urbanístico da Vila de Sintra e a sua história.
Publicidade minimalista em 1937, no "Jornal de Sintra"

Os preços do Hotel Nunes em 1907

Post relacionado :
Hotéis de Sintra antiga-pressionar

5 comentários:

Carlos Junior disse...

Sabe me informar o motivo do Hotel Nunes ter sido demolido e não recuperado? Já estava irrecuperável, ou foi por motivos financeiros?

Aquele Tivoli Sintra sem dúvida está completamente desenquadrado do resto da Vila...

zm disse...

Não sei se na altura viste o meu post sobre o mesmo hotel:
http://arrumario.blogspot.com/2005/04/o-hotel-nunes.html
Eu tive a sorte de conhecer pessoalmente o José Alfredo da Costa Azevedo.
ZM

pedro macieira disse...

zm,
Obrigado pela dica, pois não tinha visto o post.

O Hotel Nunes,é um dos casos chocantes naquela Vila,pois a solução encontrada é demasiado chocante, para se aceitar que quem deu autorização, para a construção daquele mamaracho, tenha sido um amigo de Sintra.
O José Alfredo, foi realmente um verdadeiro amigo de Sintra, e a sua obra isso demonstra, graças ao seu trabalho intenso, anotando, comentando e até deixando testemunhos através de desenhos, ficamos hoje com um melhor conhecimento do que foi Sintra.

Troca Tintas disse...

Pena que não se tenha aproveitado o antigo para fazer o Tivoli...Nunca tinha pensado nisso, mas, de facto, o prédio do Tivoli não se enquadra minimamente com o resto das casas de Sintra

pedro macieira disse...

Caro Carlos Junior,
Relativamente ás razões (interesses), que levaram á demolição do antigo Hotel para a construção, do Hotel Tivoli, é um assunto que continuo a pesquizar.Se obtiver algum resultado, irá ser motivo de publicação.
Pedro Macieira