A Capela de Nossa Senhora das Dores do Mucifal

Mucifal situado na margem direita do Rio das Maçãs,(ribeira de Colares), não tem no seu património monumentos que possibilitem grandes referências. A sua Capela, e seu Largo , são sem dúvida a sua maior referência, tendo ao lado o Mercado, obra recente mas com um bom enquadramento no local.
O Largo do Mucifal ,(Largo Nossa senhora das Dores), conhecido por forasteiros e da população dos seus arredores, pelas festas que aí se organizavam durante o Verão. O Largo está actualmente a sofrer obras de embelezamento, que alteraram o seu aspecto tradicional, e que após a conclusão ,terá um busto de umas das figuras mais emblemáticas do Mucifal,José Fernandes Badajoz o” Poeta Cavador”.

A Capela do Mucifal que teve obras de ampliação recentes, começou a ser construída há 67 anos, como noticiava o “Jornal de Sintra”, em 1940:
“Em poucos dias, a edificação desta capelinha tem atingido grandes proporções, mercê do apoio do povo do Mucifal e dos amigos desta localidade, continuando a Comissão a empregar os seus melhores esforços para que ela esteja concluída dentro de poucos meses”.
No final da noticia o “J.S.” publicava uma relação de alguns subscritores:
"Alberto Totta, toda a cantaria;Esposa de Alberto Totta,ornamentação do altar; Francisco Pedro Caetano, 200$00;Joaquim Manuel dos Santos 200$00; David França Rilhas, 100$00; Mário Guimarães Leiria, 100$00; José Alexandre Silvestre Cosme, 100$00; José Veloso Salgado, 100$00; Raúl Pinheiro, 100$00 ; João Dias Coelho, 100$00; Hermegildo dos Santos Silva, 100$00."
A Capela de Nossa Senhora das Dores do Mucifal foi inaugurada em 1941.

Comentários
SINTRA EM POSITIVO.
Abraço