O projecto Monte Santos deve ser objecto de um estudo de impacte ambiental




Imagem do Jornal "Público"

A urbanização de Monte Santos na imprensa

Urbanização de Monte Santos agita reunião de câmara
Vereador Baptista Alves questionou “oportunidade” da consulta pública relativa a urbanização de Monte Santos em reunião pública de câmara. “Deveria ter sido iniciada a revisão do plano De Gröer em primeiro lugar”, defende o vereador da CDU. O projecto em consulta prevê a construção de habitações num local “extremamente sensível, que coloca em risco a própria identidade da vila de Sintra”, considera o vereador. (...)
No jornal digital Alvor de Sintra de Quinta-feira, 29 de Maio de 2008


Vereador defende avaliação de impacte ambiental para loteamento em Monte Santos
Um hotel da cadeia Ritz com 78 camas, próximo do centro histórico de Sintra, está previsto num loteamento em discussão pública até ao fim do mês.A projectada construção de um loteamento habitacional, hoteleiro e comercial em Monte Santos deve ser objecto de um estudo de impacte ambiental e de uma informação à UNESCO, pelo seu impacto sobre a zona classificada património mundial, defendeu o vereador na Câmara de Sintra Baptista Alves. (...)
No jornal "Público" de 29 de Maio de 2008, Luís Filipe Sebastião


Post relacionado aqui

Comentários

Anónimo disse…
É apenas o princípio do FIM!
Depois disto, outros projectos de ‘calidade’ virão! Cuidado que eles ‘andem aí’!
Mas que raio! Isto não se passa tudo num Parque Natural?! Será que a classificação de Parque Natural, que ainda se mantém (!), apenas serve para alimentar anúncios para venda de ‘masons’ do tipo: “…em pleno Parque Natural de Sintra Cascais…”; “…em plena área protegida do P.N.S.C…”, etc. e etc., e deste modo provocar a especulação nos preços?!
[Definição de Parque Natural, segundo o Instituto da Conservação da Natureza: “Área que se caracteriza por conter paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse nacional, sendo exemplo de INTEGRAÇÃO HARMONIOSA DA ACTIVIDADE HUMANA E DA NATUREZA e que apresenta amostras de um bioma ou região natural”.]
Além de parte do seu território estar classificado como Parque Natural, Sintra alberga uma vasta área considerada Património da Humanidade.
Como é possível que isto se esteja a passar?
Digam o que disserem, há coisas que não conjugam: construção desmesurada (com rótulo de qualidade e charme) e áreas protegidas, tanto ao nível da paisagem, como ao nível dos seus valores naturais! Oxalá a UNESCO ponha termo a isto, já que as entidades portuguesas responsáveis pelos valores naturais e paisagísticos nada podem fazer contra a avalanche do ‘BETÕN’. E no caso das entidades responsáveis por este assassinato paisagístico nada acatarem, então que desclassifiquem SINTRA! Para quê classificações no papel, se na prática é o que se vê? Só porque servem interesses?
Bruno Quinhones
Anónimo disse…
Fiquei inteirado do cerne da questão, que pelos vistos levanta outras questões laterais de importância. Para isto serve este blogue, cada vez de melhor qualidade. Boa semana.
pedro macieira disse…
Bruno/Jofre Alves
Esta nova urbanizacao,cuja discussao publica termina hoje, sem estudo previo de impacto ambiental,sem a certeza que o plano de Etienne Groer elaborado em 1949, mas ainda hoje elemento fundamental que impede mais betao para Sintra, se aplique a esta zona de Sintra,receio bem que as Quintas em volta de Monte Santos sejam os proximos terrenos a urbanizar...
Seria bom tambem qque a UNESCO tivesse aqui uma palavra a dizer, como refrere o Vereador da CDU.
Abracos

Texto sem acentos por problemas de acentuacao
Anónimo disse…
Sobre o projecto..

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=630363

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva