As festas de Nª Senhora do Cabo na Terrugem

Entrada da Nossa Senhora do Cabo em Benfica em 5 de Agosto de 1894

Na Terrugem a partir de 13 de Setembro, inícia-se as festas de Nossa Senhora do Cabo Espichel que decorrerão até 21 de Setembro. As origens(*) deste antigo culto, de acordo com alguns investigadores terá tido início em 1215, após um alegado ”milagre” que terá salvo de um naufrágio a tripulação de um navio junto ao Cabo Espichel, uma outra versão data o início do culto em 1410 quando foi descoberta no Cabo Espichel a imagem de Nossa Senhora do Cabo, por populares da Costa da Caparica e de Alcabideche.

Estas festividades religiosas, só terão tido um interregno a seguir à implantação da República, recomeçando em 1927 .

No início desta tradição o circuito da imagem, percorria 30 freguesias,permanecendo um ano em cada paróquia. Actualmente o número foi reduzido para 26, nos Concelhos de Cascais, Sintra,Oeiras, Lisboa e Mafra.
A propósito desta secular tradição, publicamos hoje quatro preciosas fotografias destes festejos na freguesia de Benfica em 5 de Agosto do ano de 1894. Fotografias da autoria de Eugénio Germano Baptista.

(*)Uma outra versão de Manuel J.Gandra sobre este culto foi publicado pelo “Rio das Maçãs”, em 2006-aqui







Comentários

greentea disse…
estas festas da Sra do Cabo são muito importantes nestas freguesias - não sabia q este ano calhava na Terrugem, mas lembro que há uns anos passou em Magoito, vinda de Montelavar, seguindo depois para Rio de Mouro. São tradições importantes que devem ser mantidas
pedro macieira disse…
greentea,
Interessa-me muito este tipo tradições, e esta especialmente pela sua antiguidade, juntando o religioso ao profano.
Um abraço
Anónimo disse…
A Nossa Senhora do Cabo também passa pelo concelho de Loures, em setembro de 2009 irá para Fanhões.
Anónimo disse…
Caro Sr. Pedro Macieira.Fotos verdadeiramente notáveis da freguesia de Benfica. Na primeira foto e à esquerda, reconhece-se o antigo edifício do Patronato Paroquial da Freguesia de Benfica. Encantado. (Fausto Castelhano)
pedro macieira disse…
Caro Fausto Castelhano,
As fotos que publiquei são do meu avô, Eugénio Germano Baptista, antigo dirigente da Euterpe de Benfica, assim como o meu bisavô, e participante activo no início da agregação ao grupo desportivo que criou o "Fó-Fó". Tenho publicado alguma desta informação no blog "Retalhos de Bem-fica".
Abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar