A Villa Romana de Santo André de Almoçageme

Imagem Google Earth

Os técnicos do Museu arqueológico de São Miguel de Odrinhas (MASMO),retomaram as escavações para redescobrir a antiga Villa Romana ocupada entre os finais do século II e o V.


Extracto de um artigo do “Jornal Público” de 28/09/2008 da autoria de Luís Filipe Sebastião

"Projecto prevê reconstituição arquitectónica
Gostava de passear numa villa romana?

A reconstituição virtual de uma villa romana é viável graças ao avanço trcnológico, mas em Almoçageme os arqueólogos pretendem ir mais longe e recriar arquitectonicamente parte dos edifícios. Esse é o sonho do director do MASMO, Cardim Ribeiro, que salienta: “É um projecto de interessse público”, que vai permitir escavar “ em continuidade e de forma intergral”, sem interrupções, a estação arqueológica.
Como o terreno é camarário, será possível, a a par da escavação, restaurar os pavimentos de mosaicos descobertos e ficar a saber como é que se articulava no território a “villa romana mais a ocidente do império” e a relação com o antigo santuário do Sol e da Lua (séc II-III), que se presume ter existido nas proximidades, tanto mais que se encontrou uma pequena estátua de júlia Domna, mulher do imperador Séptimo Severo."(...)





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva