Cores de final de tarde na Praia Grande

Fotos da Praia Grande ontem à tarde
Na Praia Grande os autênticos dias de Primavera em Fevereiro, criam nos fins das tardes cores no céu e no mar, a que ninguém fica indiferente.


“È aí (Praia Grande), que o mar se enrola na areia e a praia se esvazia, que Marçal Grilo gosta de reencontrar o que define como o mais belo pôr de Sol do mundo.Vezes sem conta por ali se perdeu do mundo na esperança de observar o “raio verde”, o fenómeno popularizado pelo romance de Julio Verne, que não é fácil de observar e lhe escapou até hoje.” (...)

“Raio verde”

“Quando o Sol se põe e a linha do horizonte está completamente limpa, há um instante quando o Sol desaparece, instante imediatamente a seguir, em que sobre a água, os raios vermelhos, alaranjados e amarelos desaparecem antes do verde, azul e violeta.É num momento fugaz, numa pequena fracção de tempo. É quando o limbo superior toca no horizonte que se dá o raio verde.”

Excertos do texto “O mar na Praia Grande parece maior que nas outras praias”de Marçal Grilo em PARQUE PARATE QUERO –ed.Pedra da Lua

Comentários

Rui Silva disse…
O famoso raio verde, ao qual Júlio Verne dedicou um seu romance... Sublime abertura sobre o invisível.

Um abraço
RVS
Pedro disse…
Quem me dera já lá. Óptimas fotografias.
pedro macieira disse…
RS,
Não tinha pensado muito nisto, mas a partir de agora vou dar mais atenção ao "raio verde".
Um abraço
pedro macieira disse…
Pedro,
A Praia Grande, nestes meses de inverno, é um dos locais onde mais gosto de estar , e se o tempo está bom, como ontem, estão reunidas as condições para "carregar" as baterias.
Um abraço

PS: O mesmo poderei dizer da Praia da Adraga.

Mensagens populares deste blogue

Os 166 anos da Sociedade Filarmónica da Euterpe de Benfica

Visitantes no rio das Maçãs

Os 20 anos da Alagamares