Sobre os incêndios de ontem no Parque Natural Sintra-Cascais

AzoiaIncendio2011
Foto do incêndio de ontem na Ulgueira,durante as operações de rescaldo

Uma notícia da Lusa, sobre os incêndios de ontem no Parque Natural Sintra-Cascais, permite uma informação mais actualizada do que se passou e dos seus efeitos:

Suspeita de origem criminosa no incêndio no Parque Natural Sintra-Cascais
12.10.2011
Lusa
Durante cerca de duas horas esta manhã, um incêndio lavrou no Parque Natural Sintra-Cascais, mobilizando perto de cem bombeiros. Há suspeitas de mão criminosa.
O fogo deflagrou às 06h33 numa zona de pinhal e mato na Ulgueira, Colares, no concelho de Sintra. Pouco tempo depois, eram vários os focos de incêndio, nomeadamente na Ulgueira, Rio Touro e Biscaia, segundo informações do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa.

Os bombeiros e os moradores de Azóia e Ulgueira suspeitam que o incêndio, que chegou a aproximar-se de habitações, possa ter tido origem criminosa. A hora a que o fogo deflagrou levantou suspeitas.

Em declarações à agência Lusa, o comandante dos bombeiros de Colares, Luis Recto, disse que, dada a hora a que deflagrou o fogo, as causas poderão estar relacionadas com mão criminosa.

O responsável chegou a temer que o incêndio que deflagrou na zona do Parque Natural Sintra-Cascais pudesse ter consequências maiores. “Quando soaram as sirenes, olhámos lá de baixo [em Colares] e estava ainda uma neblina, parecendo que o fogo era muito maior do que foi. Estão algumas casas espalhadas aqui pela encosta e o incêndio esteve muito próximo delas”, disse.

Alguns populares disseram à Lusa ter temido pelas habitações que se encontram no local onde deflagrou o incêndio e adiantaram desconfiar também de fogo posto. “Isto só pode ter sido provocado por alguém. Àquela hora é impossível que o calor tivesse provocado o incêndio”, disse Rui Fontes, morador na localidade de Azóia.

Segundo Mania Albertina Santos, a sua casa nunca esteve em risco, uma vez que se encontra ainda a grande distância do local. Ainda assim, chegou a temer maiores consequências. “Aqui o problema era se houvesse mais vento e o incêndio chegasse à aldeia. É muito estranho que um incêndio comece àquelas horas. Ainda era de noite”, disse.

No centro de comando das operações, o segundo comandante dos bombeiros de Almoçageme, Vítor Matos, disse à Lusa que no local estiveram mais de 100 homens apoiados por 30 viaturas de várias corporações, entre elas Almoçageme, Colares, Estoril e Agualva-Cacém. Nas próximas horas vai permanecer no local uma viatura dos bombeiros, de forma a controlar eventuais reacendimentos.

No ano passado, o Parque Natural Sintra-Cascais, com uma área de cerca de 14.450 hectares, registou 35 incêndios, que abrangeram 98 hectares, segundo o relatório sobre incêndios na Rede Nacional de Áreas Protegidas, do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).

Notícia actualizada às 12h43 de 12/10/2011

AzoiaIncendio102011ff
Foto do incêndio de ontem na Ulgueira, durante as operações de rescaldo

Post relacionado- Alarme na Serra de Sintra

Comentários

Fatyly disse…
Também li esta notícia e é mais que sabido que é de origem criminosa, bem como os consequentes incêndios em Belas perto ao Campo de Golfe, mas nunca ninguém é julgado apesar de serem apanhados.

Uma tristeza mas é o país que temos!

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva