Demonstrações de trabalhos florestais com os cavalos Ardennais na Serra de Sintra

Photobucket
Photobucket
– A partir do próximo dia 12 de Outubro, todas as Quartas-feiras, às 15h, na Quinta da Pena (no Parque da Pena), em Sintra, a Parques de Sintra – Monte da Lua (PSML) organizará demonstrações de “Cavalos nas Florestas de Sintra – Tradição e Sustentabilidade”.

Nestas demonstrações os tratadores irão apresentar a forma como trabalham na floresta com os cavalos, nomeadamente através de exercícios de precisão (empilhando os troncos com determinada ordem), exercícios de força (puxando grandes troncos) e exercícios de equilíbrio (um tronco por cima de outro), bem como efectuando percursos com os troncos entre as árvores (evitando obstáculos).
Os cavalos são comandados essencialmente através de ordens vocais e sem grande auxílio das rédeas, reagindo a mais de 10 tipos diferentes de ordens vocais, e respondendo sempre pelo seu nome.

Com estas demonstrações a Parques de Sintra pretende dar a conhecer o tipo de trabalho realizado pelos cavalos Ardennais e o facto de o seu impacto no solo ser mínimo ao passar pela floresta com o tronco (ao contrário dos rodados de um tractor, que danificam substancialmente mais o solo e a vegetação herbácea e jovem - arbustos e árvore.
(Texto da PSML)

Photobucket
Posts relacionados:
-Três cavalos Belgas no Parque da Pena -aqui e aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar