II Seminário de Sintra - António Caruna o "Historiador Colarense"


 photo ACarunaLivros_zpsfd17d61f.jpg


II SEMINÁRIO DE SINTRA
António Caruna, o “Historiador Colarense”
 
18 de maio de 2013
Biblioteca Municipal de Sintra “Casa Mantero”, pelas 15h00

É uma iniciativa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Sintra, em colaboração com a Junta de Freguesia de Colares, que tem como objetivo primordial homenagear, no 80.º aniversário do seu nascimento, António Caruna (1933-2008), insigne historiador local que, em muito, contribuiu com o seu dedicado labor para o conhecimento da história da vila de Colares e da sua freguesia.
O Prof. Doutor José Subtil (Universidade Autónoma de Lisboa) irá proferir uma conferência sobra a importância da História Local e a Doutora Maria Teresa Caetano (Câmara Municipal de Sintra) abordará, mais pormenorizadamente, o alcance do trabalho historiográfico de António Caruna.
Durante este seminário será apresentada, sob o formato de e-book, a integrar na revista em linha Tritão uma Antologia Historiográfica Colarense, que reúne todos os textos publicados pelo homenageado no Boletim da Junta de Freguesia de Colares.
Entrada livre
Requere-se inscrição, para atribuição de certificado de presença, através do seguinte e-mail gabver.psimoes@cm-sintra.pt ou através do telefone 219 236 100.


Quando do seu falecimento, o blogue Fogo&História, publicou um post de homenagem a António Caruna, que transcrevemos parcialmente.
 photo ACarunaBlogue_zpsd8276066.jpg

 
"(...)

Paralelamente ao exercício das funções de 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários de Colares, foi, em períodos distintos, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa e secretário administrativo da Liga dos Bombeiros Portugueses, notabilizando-se, a nível nacional, por inestimáveis provas de dedicação e competência.
A sua condição de cidadão activo levou-o a abraçar outras causas, nomeadamente no poder local, onde assumiu a presidência da Junta de Freguesia de Colares. Porém, numa entrevista que nos concedeu, na extinta Rádio Ocidente, ao falar da desmotivante experiência como autarca, afirmou-nos que a sua preferência recaíria, sempre, em primeiro lugar, nos bombeiros, reconhecendo que "a vida associativa é mais pura".
Homem de fino trato, culto e dono de um admirável poder de comunicação, verbal e escrito, António Caruna dedicou-se, também, à divulgação e preservação da história dos bombeiros portugueses, salientando-se como autor dos livros comemorativos dos centenários da Associação dos Bombeiros Voluntários de Colares e da Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares. Entre outros trabalhos, o seu nome figura ainda na autoria do capítulo "Grandes Incêndios", incluído no primeiro volume do livro Bombeiros Portugueses. Seis Séculos de História, 1395-1995, editado pelo Serviço Nacional de Bombeiros e pela Liga dos Bombeiros Portugueses. "

Comentários

Caínhas disse…
Foi ou é ainda não sei, músico da Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares.
Um SENHOR!
Caínhas disse…
Não li o post como devia ter lido, e erradamente o que escrevi pressupunha que ainda era vivo. Lamento muito, repito era um SENHOR! Ainda toquei com ele ocasionalmente na Banda de Colares.
pedro macieira disse…
Caínhas,
Obrigado pel visita e comentário. Os livros de A.Caruna, sobre a Banda dos Bombeiros de Colares, que não pertence aos Bombeiros...e sobre os B.V.de Colares são informação fundamental, para se conhecer a história destas instituições de Colares e das suas gentes.
Um abraço
Caínhas disse…
Ler o Rio das Maçãs, faz parte do meu dia a dia, comento ou não consoante os temas, continua a ser uma das minhas fontes de informação em relação ao que se passa na minha terra.
pedro macieira disse…
Caínhas,
Tento fazer algum serviço público e dar alguma informação "alternativa", sem falar muito na maldita crise que nos deprime -não sei se esta linha editorial será para manter face aos acontecimentos que se aproximam.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva