Demonstração com cavalos de raça Ardennais no Parque da Pena

ParquedaPena1907211b
A 4 de setembro
Cavalos de Tiro: A Gestão Sustentável das Florestas
Parque da Pena | 14h00

A Parques de Sintra recuperou um dos métodos tradicionais de trabalho associados à exploração e manutenção florestal: a utilização de cavalos de tiro. Esta surge na ótica da gestão sustentável das florestas, em alternativa a outros métodos mecânicos mais intrusivos, sempre que se coloquem em risco valores importantes para a preservação do património natural e cultural. Pretende-se, desta forma, encontrar um equilíbrio entre a mecanização florestal e o uso de outras técnicas mais respeitadoras do ambiente, como o uso destes animais. Pretende-se efetuar, com a ação proposta, a realização de um percurso botânico guiado ao Parque da Pena que culminará numa sessão teórica e demonstração prática dos trabalhos realizados por estes animais. Esta é mais uma forma de homenagear um património sociocultural perdido não só na Serra de Sintra como em Portugal. 

·         Duração: 3h

 Informações ao público e inscrições:
+351 21 923 73 00 / npa@parquesdesintra.pt
Texto da PSML ParquedaPena19072011e ParquedaPena19072011g ParquedaPena19072011c Mais informações sobre os cavalos Ardennais -Aqui:
 http://riodasmacas.blogspot.pt/2011/07/tres-cavalos-belgas-na-serra-de-sintra.html

Comentários

Fatyly disse…
Como são tão belos...
pedro macieira disse…
Fatyly,
São de facto belos e possantes estes Ardennais - que têm a característica de aceitarem ordens orais do tratador, num dialecto próprio.
Bom fim de semana

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar