Doçaria da Região


Tem a região de Sintra, várias especialidades regionais de doçaria muito afamadas – as queijadas de Sintra e os travesseiros serão sem dúvida das mais conhecidas, especialmente as queijadas com uma referência nos Maias, de  Eça de Queirós.


Nos primeiros anos da publicação deste blog – fizemos uma larga recolha de histórias dos actuais e antigos fabricantes de queijadas de Sintra.( Ver aqui).

 Existem em várias localidades doçaria regional como as que hoje divulgamos. Antigas receitas de doces que são continuadas actualmente - neste caso  têm um aspecto semelhante às queijadas tradicionais de Sintra, mas o resultado final é diferente

 Pérolas de Colares

No primeiro caso temos um doce, denominado “Pérolas de Colares”, receita antiga e só fabricada num local de Colares – Restaurante  Colares Velho, de Angela Lourenço, com semelhança com a queijadas de Sintra mas sem utilizar no seu fabrico o queijo, mas  doce de amêndoa.

Pérolas de Colares, com uma embalagem que no verso tem impressa a Lenda de Colares.

 Queijadas Regionais de Canela ou do Mucifal
 As queijadas de Canela ou do Mucifal, que têm também uma receita antiga e fabricadas anteriormente numa fábrica de queijadas no Mucifal e que actualmente são fabricadas por Isabel Félix.

Queijadas Regionais de canela ou do Mucifal

Comentários

Fernando Castelo disse…
As minhas felicitações por mais este pedaço das doçarias de Sintra, um trabalho magnífico de recolha. Há, com esta peça do Rio das Maçãs, e uma anterior, todas as razões para que possamos desenvolver um Festival anual destas especialidades. Um forte abraço e Natal Feliz.
Caínhas disse…
Pedro tive conhecimento também por esta via (facebook), que existem as Brisas de Almoçageme.

Sílvia Nunes
há 23 horas
Já foram muito populares e durante algum tempo estavam caídas no esquecimento! Obrigado à Isabel pela brilhante ideia! Quem não conhece aconselho a provar!

Brisas de Almoçageme
Este doce típico está agora disponível para quem o queira. - Encomende deixando o seu contacto e a quantidade que deseja através de mensagem privada. Meia-dúzia 6.60€ e uma dúzia 12.50€. Não perca esta oportunidade. Aproveite o Natal para ter na sua mesa um dos melhores doces da região.
Anónimo disse…
Ai as "queijadinhas pretas" de canela, que delícia

Feliz Natal
Ana Domingos
Anónimo disse…
Nos anos 70 vendiam-se em Almoçageme as famosas brisas da praia da Adraga no café do Sr José Gomes que em 72 passou a chamar-se o Moinho dos 50, trabalhei ai nessa data, e servi milhares dessas maravilhas da doçaria regional, eram lá fabricadas, tal como toda a pastelaria ai vendida, ajudava todas as manhas a Sra a desenformar para colocar na vitrina.Há cerca de 5 anos passei por lá a visitar o local e para comprar ,mas actualmente já não fabricam. Lamentavel porque era uma tradição ai em Almoçageme,já procurei receitas das brisas, mas nada, não se encontra.Abraço amigo.
pedro macieira disse…
Caro anónimo,
Obrigado pelo comentários. De facto em Almoçageme segundo afirma, não será possivel encontrar as famosas brisas. Mas no Mucifal na pastelaria "Fina", ainda é possivel encontrar todas as semanas. Talvez o único local onde este bolo folhado ainda é vendido. Um bom assunto para tratar em breve no blog.
Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar