Porque hoje é Dia Mundial da Fotografia


Kodak Brownie - o famoso modelo "caixote" - Colecção particular @RiodasMaçãs


O Dia Mundial da Fotografia comemora-se anualmente a 19 de Agosto.

Origem da data

A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1837.
Mais tarde, em Janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo e a 19 de Agosto do mesmo ano o Governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente "grátis para o mundo".
Outro processo fotográfico - o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot, fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.

Sobre Kodak Brownie
"Em 1895, Eastmen introduziu no mercado uma câmara mais pequena (media 10 cm de altura), chamada Pocket Kodak, que foi a primeira câmara produzida em massa. Só no primeiro ano venderam-se 100.000 unidades, o que era notável para a época.Em 1900 a Eastman Kodak  lançou a Brownie, talvez a máquina fotográfica mais célebre na história, pois tornou a fotografia um meio de registo ao alcance de toda a gente. A Brownie proporcionava fotografias de qualidade (para a época), no formato 6x6 cm, sobre rolo de filme em cassete "

texto sobre a Kodak Brownie retirado daqui

Comentários

Fernando Castelo disse…
A Brownie a que se chamava de caixote. Grandes máquinas, com chapas que ainda hoje mostram a sua qualidade.
Depois apareceram as de fole. Quantas vezes se colava uma fita adesiva preta porque o fole acabava por rasgar.
Um abraço
pedro macieira disse…
Caro Fernando Castelo,A Brownie da foto terá mais ou menos 50 anos, e ainda funciona plenamente, o problema são os rolos, que penso que já não se encontram em lado nenhum.
Abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva