Postal da Praia das Maçãs



Foto Praia das Maçãs em 25/08/2014

"Foi esta linda praia fundada por alturas de 1886, tendo uma comissão constituída pelos Snrs. Drs. Luís de Almeida Albuquerque, Joaquim  de Vasconcelos Gusmão, António Maria Mazziotti e engenheiros Joaquim de Sousa Gomes e Frederico Ressano Garcia levado a efeito por meio de subscrição pública e com a cooperação da câmara o projecto de uma estrada de ligação entre ela e a verdejante região de Colares.
Uma vez aberta a estrada, logo algumas casas se construíram, as primeiras das quais foram a do padre de origem espanhola D. Matias del Campo, coadjutor em Colares, a de Manuel Dias Prego, onde hoje está instalado com muitas modificações o Hotel Royal, e logo a seguir a de Alfredo Keil que ali buscava frequentemente o sossego necessário para a concepção de algumas das suas notáveis composições musicais e picturais.
Depois outras se foram seguindo e actualmente são às dúzias os chalets acatitados - na maior parte de tão mau gosto... - que anualmente vão surgindo a povoar a encantadora localidade."

Oliva Guerra/Roteiro Lírico de Sintra/1940




Comentários

Graça Sampaio disse…
... muitas das quais estão em tão mau estado de conservação atualmente... até faz pena passar na estrada que liga Colares à Praia das Maçãs agora que já não está na moda.
pedro macieira disse…
Graça,
A Praia das Maçãs, será uma das praias que sofreu mais com as intempéries do princípio do ano.Levará algum tempo se assim o oceano permitir, a recuperar a areia que levou...
Abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar