Diário das Garças da Várzea de Colares

Garça02122014ablog.jpg
(foto em 4/12/2014)


No início do mês de Dezembro, o casal de  Garças Reais que  há vários meses se instalou, no rio das Maçãs, e que temos acompanhado, permitiram  as fotos que hoje publicamos. Nos dias seguintes continuámos  a tentar observá-las, mas nas nossas  mais recentes passagens pelo rio das Maçãs,  não foi possível  encontrá-las. Continuaremos atentos.
Garça02122014P.blogjpg.jpg
No rio das Maçãs, a iniciar  mais uma pescaria (foto em 4/12/2014)
Garça2221112014hblog.jpg
Garça a observar o movimento matinal, junto à estrada na Várzea de Colares (foto em 2/12/2014)



Garçaponte21112014blog.jpg
Embora  já bem habituadas ao movimento do dia a dia da Várzea de Colares - na foto, uma das garças, refugiada debaixo da ponte, um pouco assustada, com a chegada de um grupo de crianças que alimentavam o bando de patos reais.(foto em 2/12/2014)


Posts relacionados:


Garças Reais do Rio das Maçãs.
http://riodasmacas.blogspot.pt/2014/10/as-garcas-reais-do-rio-das-macas.html
Garças Reais do Rio das Maçãs II
http://riodasmacas.blogspot.pt/2014/11/gracas-reais-do-rio-das-macas.html

Comentários

Fatyly disse…
Hoje por volta do meio-dia fui dar pão aos patos e não as vi. Atravessei a estrada para o outro lado e vi uma no meio do caniçal, será que nidificaram ali? Acho estranho mas não sei. É do lado da comporta, onde tem uma escada bem estreita até ao ribeiro mas não me atrevi a ir lá abaixo para não a assustar.

Um abraço
pedro macieira disse…
Fatyly,
Hoje mesmo (quinta-feira), dei uma olhadela na Várzea de Colares, e na altura não encontrei nenhuma das garças.A 2ª foto que publico no post , a garça estava no tal caniçal, e talvez seja um local mais calmo do que junto ao "cantinho da Várzea".
Abraço
Anónimo disse…
Julgo que uma destas garças está morta
do lado da comporta, junto ao lado direito do caniçal e antes do brinquedo em constante movimento. Se é realmente uma garça,está já em estado avançado de decomposição.
Cumprimentos

salomé
pedro macieira disse…
Salomé, Obrigado pelo comentário.Desde Dezembro que não encontro nenhuma garça na Várzea de Sintra. E será bastante triste se se confirmar o que me informa-tentarei investigar.
Cumprimentos
pedro macieira disse…
Salomé,
Hoje 11 de Fevereiro, estive na Várzea de Colares e conforme descreve, fotografei o que resta de uma das garças que segui nos últimos meses -deduzo que possa ser a que as fotos apresentam neste post (as últimas fotos que fiz),pois na altura não me pareceu já muito saudável.Poderá ser este o ciclo da vida, mas deixa-me muito triste. A sua integração ( das duas garças)e o seu convívio com o bando de patos reais do rio das Maçãs foi muito interessante de acompanhar e fotografar.
Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar