A Teia da Aranha

Devido à assombrosa diversidade de formas, especializações e ciclos de vida que apresentam, os Artrópodes são um grupo chave em diferentes aspectos ecológicos, desempenhando papeis fundamentais como herbívoros, predadores, polinizadores e decompositores.
Aranha2156706112015Pblogjpg.JPG
Foto  de teia de Aranha em Colares em 06/11/2015

Texto do Diário de Notícias:
"Um grupo de investigadores das universidades Complutense de Madrid, de Oslo e de Uppsala apresentam esta semana na revista Nature um estudo sobre a estrutura tridimensional de uma das regiões - denominada "domínio N-Terminal" - das proteínas que compõem a seda das aranhas.
Até agora era um mistério como se produzia a transição da proteína em estado líquido ao estado sólido. Este grupo de cientistas descobriu que, à medida que avançam ao longo da glândula ampulácea, situada no extremo do abdómen da aranha, as moléculas da proteína da seda organizam-se até formar um verdadeiro cristal líquido.
As fibras da seda da aranha são muito mais resistentes do que um cabo de aço de grossura semelhante e muito mais elásticas. Estas podem esticar até 135% do seu comprimento original sem se quebrarem. Esta seda também é três vezes mais resistente do que as fibras sintéticas mais avançadas que se conhecem. Até agora, o homem não conseguira produzir nada semelhante.
A seda da aranha é composta por moléculas proteicas, cadeias formadas por milhares de aminoácidos. As análises estruturais com raio X mostram que a fibra finalizada tem zonas em que as cadeias de proteínas de cruzam mediante conexões estáveis, o que explica a sua resistência".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva