segunda-feira, novembro 02, 2015

Casa das Pedras

A Casa da Pedras, localizada na Parede, na zona da Marginal de Cascais, vai ser alvo de proposta para se tornar monumento de interesse público, segundo foi divulgado no Diário da República.
O anúncio do Diário da República  revela que é intenção da Direcção-geral do Património Cultural (DGCP) propor a "classificação como monumento de interesse público (MIP) da Casa das Pedras (...) e a fixação da respectiva zona especial de protecção (ZEP)".
Fonte:Jornal da Região de 28/10 a 3/11/2015
CasadePedraFoto do Chalet da familia Azevedo Gomes na Parede, publicado em 1906 no Boletim Photographico nº82

 Manuel Azevedo Gomes, capitão de mar-e-guerra pai de Mário Azevedo Gomes*, (mãe Alice Hensler**) mandou construir uma casa com vistas largas para o mar e de fácil conservação, uma vez que passava largas temporadas embarcado. Sugeriu Bigaglia (Pouco antes em 1901, o italiano Nicola Bagaglia*** constroi a casa da Condessa d’Edla, na Bafureira, a cem metros do terreno do genro) que a revestisse com grandes seixos marítimos que recolhera durante anos na praia das Avencas e nas praias vizinhas. Originalmente, esta Quinta chamava-se «Quinta do Moledo».dizia «que lhe lembrava o aspecto das velhas moradias, e o moledo da sua querida Ilha do Pico, a terra da sua gente».

O Jardim da Casa das Pedras contaria com um campo de ténis, um poço e um moinho de vento, que foi totalmente destruído com o ciclone de 1941. No ano anterior, desapareceu a parte agrícola da quinta, quando o Ministro Duarte Pacheco mandou construir a Estrada Marginal, vindo a encostar-se à casa e expropriando meio hectare entre a arriba e a casa. Desapareciam assim a vinha, a horta, as vacarias, a capoeira, e a ligação física a directa com o mar.

*Mário Azevedo Gomes  mestre da silvicutura portuguesa, neto da Condesa d´Edla, durante a década de 1950 e início de 60 dedicou-se a estudar o Parque da Pena- autor da Monografia do Parque da Pena (1960), sendo ainda hoje a principal fonte de informação escrita sobre o parque da Pena com aspectos dendrológicos-florestais.
**Alice Hensler, filha de Elise Fredericke Hensler, Condessa d´Edla.
***Casa das Pedras foi construída pelo Arquitecto italiano Nicola Bibgaglia entre os anos 1903 a 1905
Fontes:
Boletim Photographico nº82 de Outubro de 1906
Monografia do Parque da Pena  de Mário de Azevedo Gomes
Mário Azevedo Gomes 1885-1965 de Ignacio Garcia Pereda
Condessa d´Edla de Teresa Rebelo

http://riodasmacas.blogspot.pt/2011/12/chalet-da-condessa-dedla.html

Sem comentários: