Lagoa Azul, 5 de Março de 1986

Faz hoje 30 anos que uma tragédia marcou o Rallye de Portugal -Vinho do Porto, na passagem pelo troço da Lagoa Azul. Acidente que retirou Sintra, das provas automobilísticas, por motivos de segurança.
LagoaAzul.3jblogpg.jpg
 Foto:Março de 1980 a passagem pela Lagoa Azul, do Rallye de Portugal -Vinho do Porto

"César Torres- História do Rally de Portugal":
"Esta foi, sem dúvida, a mais dramática edição do Rallye de Portugal - Vinho do Porto. Vivia-se o auge dos famosos Grupo B, que foram, afinal, protagonistas de um dos mais tristes episódios do Mundial de Rallyes, num ano que acabou por ter balanço negativo para a competição.
Ao perder o controlo do seu Ford RS 200, uma das mais potentes máquinas da altura, Joaquim Santos não conseguiu evitar o muito público que se encontrava a ver a passagem dos concorrentes no troço da Lagoa Azul (na zona do Rio da Mula), em Sintra. Após tão grave acidente, que tirou a vida a diversos espectadores, a equipa liderada por Alfredo César Torres decidiu cancelar toda a ronda pelos troços de Sintra. Entretanto as pricipais formações de fábrica resolveram, numa atitude que  hoje ainda custa a entender, retirar os seus carros da prova."

*Nota do blog: César Torres, impulsionador do desporto automóvel em Portugal, estreou-se como piloto em 1955 no Grande Rallye de Sintra. Presidente do ACP até 1997 durante 17 anos e membro do Comité Olimpíco Português e da FISA. Com a colaboração de sua mulher, Isabel Torres, conseguiu criar um grande espectáculo do automobilismo. O rallye de Portugal - atraindo até hoje para estradas dezenas e dezenas de milhares de pessoas. César Torres faleceu a 30 de Novembro de 1997.


JoaquimSantos1986.jpg
Foto do despiste do Ford RS200 de Joaquim Santos no troço da Lagoa Azul do Rallye de Portugal -Vinho do Porto em Março de 1986, que provocou três mortos e três dezenas de feridos, faz  este  sábado 30 anos, contribuindo para o fim dos 'supercarros' no Mundial.
LagoaAzulblog.jpg
Foto de Março 1981 na Lagoa Azul, Rallye de Portugal -Vinho do Porto
Lagoaazul2blog.jpg
Foto de Março 1981, na Lagoa Azul, Rallye de Portugal -Vinho do Porto

Ler mais aqui:
http://www.autoportal.iol.pt/desporto/ralis/historias-do-rali-de-portugal-a-tragedia-da-lagoa-azul/

Créditos:
"César Torres História do Rallye de Portugal"/Isabel Torres,Eduardo Portugal Ribeiro,Tito Mourão

Comentários

Graça Sampaio disse…
Bem me lembro!!

A Lagoa Azul sempre foi perigosa - ou pelo menos, sempre me foi dito isso (pela minha mãe que, quando solteira, passeava até lá de bicicleta com o meu tio.) Mas que linda é!

Bela reportagem, Pedro.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva