sexta-feira, abril 08, 2016

Museu do Brinquedo já não mora aqui

O Museu do Brinquedo, encerrou as suas portas em 21 de Agosto de 2014 - por manifesta falta de boas vontades para dar continuidade a uma colecção de toda a vida de João Arbués Moreira. Este mês o edificío que já albergou um quartel dos Bombeiros e o saudoso Museu do Brinquedo -será agora o "News Museum", espaço museológico dedicado às notícias e à comunicação.

Publicamos algumas fotos do acervo que existiu no antigo Museu do Brinquedo  ( na última visita efectuada em 22/05/2014).


Notas sobre o antigo Museu do Brinquedo:

-1987 data da criação da Fundação Arbués Moreira que recebeu por doação toda a colecção de 40.000 brinquedos.

-1989 mediante acordo com Câmara Municipal de Sintra  foi cedido um primeiro espaço para a instalação do Museu, que logo se tornou exíguo.

-1997 a cedência pela CMS de novo local -antigo quartel de Bombeiros da Vila de Sintra, onde foi instalado o Museu que funcionou até agora, com um desejo expresso por Arbués Moreira: "Tentarei de entre os 40.000 brinquedos que fazem parte da minha colecção, mostrar-vos os que mais gosto e os mais raros, não só pelo seu valor e antiguidade, mas também pela sua simplicidade e engenho".

Fonte :Museu do Brinquedo



Fotos do antigo Museu do brinquedo de Sintra


Post relacionado:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2014/08/museu-do-brinquedo-de-sintra-encerrara.html




"Os brinquedos presentes neste Museu faziam parte de uma recolha feita ao longo de mais 50 anos pelo coleccionador João Arbués Moreira. A colecção começou a ser constituída quando tinha 14 anos de idade com os brinquedos que lhe iam sendo oferecidos e outros pertença de pais e avós."


1 comentário:

Graça Sampaio disse...

Uma pena!! Eu tive a sorte de o visitar e era tão completo!! Neste país a cultura vai à bofetada... eh eh eh...