Tributo aos Bombeiros de Sintra

BombeirosAlmoçagemeJanas2008ka

*Texto transcrito da página de Facebook da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme

A fundação da Associação dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme
A PROTECÇÃO CIVIL E O PATRIMÓNIO HISTÓRICO - CULTURAL DE SINTRA

No ano em que comemoramos o vigésimo aniversário da aprovação pela UNESCO do Património Histórico – Cultural de Sintra, agora denominada Sítio Património Mundial, a primeira assim classificada em território europeu, todos os homens e mulheres que nas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Município fazem parte dos dispositivos de Protecção Civil estão orgulhosos da missão que têm cumprido na protecç...ão desse Património.
Usando os termos da UNESCO, Sintra e os seus Monumentos são “uma paisagem excepcional que é resultado do trabalho da natureza e da humanidade, exprimindo uma longa e íntima relação entre povos e o seu ambiente natural”, confirmando que o factor humano foi determinante na preservação da “ qualidade botânica, paisagística e florestal de uma área que, ainda por demais, se desenha em considerável dimensionamento e que vai resistindo às pressões do tempo, aos sinistros naturais ou provocados”. Sintra é referência e uma especificidade patrimonial inculcada numa unidade paisagística, é exemplo mundial da interligação entre o Património Natural e Construído. E Humano.
Sim, também Humano.
Citando o Professor Cardim Ribeiro, em Sintra no Património Mundial está lá a “complexa realidade humana que se traduziu na continuada fixação, mistura e convivência, num mesmo território, de gentes oriundas de diferentes países e climas, está lá uma romanidade onde se misturam populações provindas de quase todas as províncias do império romano, a Sintra visigótica, muçulmana, judaica e moçárabe”, a Sintra de todas as dinastias portuguesas, a Sintra das comunidades que sempre viveram em equilíbrio com uma serra que era fundamental preservar para garantir a sua vivência e segurança.
E está lá a acção do homem que socorre e protege.
Estão lá os que sempre se sacrificaram para preservar as comunidades e a serra que as acolhe.
Estão lá os Bombeiros que pereceram e se feriram a combater incêndios implacáveis.
Estão lá os 25 militares mortos do Regimento de Artilharia Antiaérea Fixa de Queluz ( RAAF ) a defender a serra de Sintra contra um incêndio inominável.
Estão lá os 120 anos dos Bombeiros de Almoçageme, os 125 anos dos Bombeiros de Colares, os 125 anos dos Bombeiros de Sintra, os 109 anos dos Bombeiros de São Pedro de Sintra, os 55 anos dos Bombeiros de Algueirão / Mem Martins, os 84 anos dos Bombeiros de Agualva / Cacém, os 94 anos dos Bombeiros de Queluz, os 90 anos dos Bombeiros de Belas, os 32 anos dos Bombeiros de Montelavar.
E estão lá os Bombeiros que hoje e todos os dias, sempre presentes, estão em permanente vigilância e estado de prontidão para garantir a protecção das pessoas e dos seus bens, e a preservação de um Património Mundial que tanto os orgulha.
Maurício Moraes Barra
Presidente AHBV Almoçageme
José Bento Marques
Presidente AHBV Sintra

Créditos :
Página de Facebook dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme
Maurício Moraes Barra Presidente da AHBV Almoçageme e José Bento Marques/Presidente da AHBV Sintra

https://www.facebook.com/Bombeiros-Voluntários-Almoçageme-120689524661308/?fref=ts

Comentários

Anónimo disse…
caro Pedro


Viva

Será que tem uma foto do monumento ao trabalhador rural de são João da lempas mas ainda com a mulher....??E qu não temos em arquivo.

grata sempre

Udalina
pedro macieira disse…
Cara Udalina,
Envo-lhe um post com a foto de 2008.
Cumprimentos
http://riodasmacas.blogspot.pt/2008/06/postal-de-s-joo-das-lampas.html

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva