Visita à Vila Velha com condicionamento de trânsito nesta sexta-feira

A Vila Velha de Sintra está melhor, talvez excepto para os sintrenses.


O acesso à  Vila Velha, com as novas regras de trânsito provocava  já  algum condicionamento de trânsito,  mesmo já na Estefânia, nesta sexta-feira 13.


Faço minhas as palavras do amigo João Cachado, depois desta sexta-feira ter percorrido a zona condicionada ao trânsito:

"Havendo ainda oportunidade, gostaria de sublinhar a ideia da necessidade da maior contenção relativamente às avaliações «em cima» do acontecimento, ou seja, ainda em pleno período de adaptação às mudanças introduzidas pela Câmara Municipal de Sintra."
João Cachado/ Jornal de Sintra


O  ambiente pedestre...

Tráfego turistico

Olhares:
Vila Velha  acessível actualmente a pedestres -e a turistas.

A ausência de Parques de estacionamento com acesso em transportes públicos ao centro histórico - transforma o tráfego  da Vila num local só visitado por forasteiros.

Com o comércio local já com situações anteriores, de  inflação de preços -  haverá  agora o risco de   aproveitamento das invasões turisticas para  aumentar os negócios  de "souvenirs & afins", alterando a rede de comércio tradicional que  ainda sobrevivia na Centro histórico.



Perigo da Vila Velha se transformar numa Estefânia, ou  alterando o seu ambiente social (como acontece hoje em bairros antigos de Lisboa - com os alojamentos locais, que expulsam os  tradicionais moradores) -  o que já estava a acontecer em Sintra com a proliferação de hostels.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar