Imagens das cheias de 1983 no "Cantinho da Várzea"
O "Cantinho da Várzea", que utiliza o seu espaço para algumas exposições temporárias de pintura, tem agora uma colecção de fotos, que testemunham as cheias de 1983 que atingiram Sintra em Novembro de 1983.
Havendo poucos registos fotográficos das cheias de 1983 em Colares, as fotos cedidas por um cliente: José Cabeça- e agora disponíveis publicamente, são de grande interesse para se ter a noção das consequências .do temporal daquele ano.
"Luís decidiu ir ver os tais estragos. Desceu o pinhal de Janas, de bicicleta, saído o Mucifal, uma massa de água suja e detritos cobria toda a várzea. Entre maçãs e damascos pululavam desgovernados fogões, mesas, roupa e lixo, junto ao rio a água subira três metros, até os carros dos bombeiros estavam alagados. Passando o Cantinho com água pela cintura, quis ver o mar na Praia Grande, mas a ponte ruíra e só por Almoçageme se chegava. Em casa de Ângela, nada sucedera, no Penedo, porém, árvores caídas denunciavam a revoada, um rádio a pilhas dava nota de grandes estragos em Sintra. No Jamor e Ribeira das Jardas, a água galgara as linhas de água, castigando as construções em leito de cheia.
Com o passar do dia, a coisa adensava: todos os galináceos da Ermelinda afogados, a Jacinta sem casa, até a cama foi na enxurrada, a paróquia acolhia alguns desalojados, dando-lhes leite e cobertores, cancelada a festa de anos, o engenheiro e a mulher foram ajudar os vizinhos.(..)."
Comentários
Parabéns pelo blog!
Obrigado pelo comentárioa, Obrigado.
um homem andou nu a nadar no rio , ea policia estragou tudo .
ps:era a nossa diversao