Sintra deixou fugir o Museu de Alfredo Keil para Torres Novas


A aldeia do Penedo, em Sintra -1902 -desenho de Alfredo Keil


De uma notícia da agência lusa:
Torres Novas, Santarém, 23 Jun (Lusa) - Torres Novas vai acolher parte significativa do espólio do músico, pintor e poeta Alfredo Keil, num museu que o município quer criar no antigo edifício do Paço até 2010, ano em que se celebra o centenário da República.
O contrato de comodato que estabelece os termos em que o espólio é cedido ao município pela família de Alfredo Keil foi assinado hoje, no jardim do Castelo, em Torres Novas, na presença do secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho.
Francisco Keil do Amaral, bisneto do autor da Portuguesa, considerou a cerimónia de hoje o "princípio do fim de uma longa caminhada que tem procurado dar um destino condigno e útil ao espólio" que, disse à agência Lusa, tem estado à guarda da família "em sótãos ou debaixo das camas".
Lembrando que Alfredo Keil era sem dúvida um lisboeta, o bisneto referiu os "15 anos de expectativas" criadas nos contactos da família com a Câmara Municipal de Lisboa, goradas as quais se seguiram 21 anos de contactos com a Câmara Municipal de Sintra, onde o artista passava longas temporadas na casa de praia e onde pintou telas "belíssimas".

Alfredo keil , foi um ilústre habitante da nossa região, o terceiro fundador do lugar de Nossa Senhora da Praia, hoje Praia das Maçãs, onde erigiu em 1890 um chalé, “Vila Guida”e uma pequena ermida. Iniciou ali naquele local, em 1893, uma manifestação de carácter religioso que se denomina “Círio de Nossa Senhora da Praia”.

Além da Praia das Maçãs Alfredo Keil autor da música da “Portuguesa”, viveu no lugar da Eugaria, no Casal da Serrana, e fez parte do círculo intelectual e mundano que se reunia em Colares ,no Eden Hotel, e na Villa Costa, com figuras de relevo como a familia Costa, Chaves Mazziotti-proprietário da Quinta Mazziotti e deputado pelo partido Progressista,o pintor Veloso Salgado , Marquesa de Val Flôr,Conde de Sabugosa, o Conde de Valenças,etc.

Alfredo Keil também costumava passar algum tempo em Ferreira de Zêzere, na antiga Estalagem dos Vales, e que segundo alguns autores, seria ali que teria composto a Portuguesa” e não na Vila Guida na Praia das Maçãs , como também é referenciado, e também a “Serrana”, a primeira ópera com libreto em português.

Alfredo Keil, além de compositor também deixou um vasta obra de pintura e desenhos, e foi pena que Sintra, que é ingrata para os seus amigos ter deixado fugir a oportunidade de ter aqui , o espólio de um homem que deixou tantas marcas , neste concelho. O mesmo tem acontecido com o Chalet da Condessa d´Edla, que com D.Fernando II nos deixou o Palácio da Pena e o seu Parque, e que desde 1999, se encontra em ruínas.

Um Rebanho em Sintra 1898, autor, Alfredo Keil óleo sobre tela 24,8 x 36,8 cm Museu do Chiado Lisboa

-Saber mais sobre Alfredo Keil-pressionar

Post relacionados:
-O Chalet de Alfredo Keil na Praia das Maçãs-pressionar
-Manifestação religiosa com inicio em Colares desde 1893-pressionar
--Vila Guida da Praia das Maçãs-pressionar
-O Éden de Colares-pressionar

Comentários

Pedro disse…
A Vila Serrana é agora propriedade de um casal Inglês. A Rua da Eugaria, onde morava Alfredo Keil, chama-se agora R António Pimenta...
pedro macieira disse…
Desconhecendo quem terá sido o António Pimenta,ignorância minha,(embora tenha feito alguma pesquisa e consultados o Indices onomásticos das Obras de José Alfredo Azevedo),se havia a necessidade de alterar o nome da rua, será que ninguém se terá lembrado de lhe chamar Alfredo Keil?
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar