A Estação de Caminho de Ferro de Sintra

“Em 26 de Setembro de 1886, o nº47 (do Jornal de Cintra) dava a notícia de ter chegado a Sintra, à estação de São Sebastião, a primeira locomotiva do caminho-de-ferro .
A estação estava vistosamente engalanada desde o túnel e houve copo-de-água numa das suas salas. O periódico chama-lhe estação de S.Sebastião porque toda a zona que se estende até ao largo Dr. Virgílio Horta era conhecida pelo nome deste santo, existindo ali uma capela a ele consagrada e que foi demolida para, no local, serem construídos os actuais Paços do Concelho.”


Em "Obras de José Alfredo Azevedo V"

A inauguração da linha Lisboa-Sintra teve lugar em 2 de Abril de 1887

A chegada do rápido a Sintra em 1900


Fotos publicadas pela revista “Brasil Portugal” de 1 de Setembro de 1900

Comentários

Anónimo disse…
Pelo que deduzo, talvez mal, as três portas são hoje três janelas. Ou seja, parte, da arquitectura, do vetusto edifício ainda mantém algumas características originais. Já não é mau. Conheço outras que mantiveram igualmente algumas características ao longo do tempo, mas de tão feias que são e sem interesse arquitectónico algum, que penso não ter valido a pena o esforço de terem sido mantidas de pé. Aqui o camartelo faria todo o sentido. Refiro-me a duas que conheço muito bem: Figueira da Foz e Coimbra A.
pedro macieira disse…
Carlos Freitas,
Neste caso a preservação da bela estação de Sintra, mantém-se intacta – a escolha das fotos no post foi só uma questão estética.
Nem sempre por estes lados as coisas correm assim...e últimamente tenho grandes preocupações sobre esta Sintra "Património Mundial".

Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva