Porque hoje é Sábado...

MGL-contempo
TERCEIRAS JORNADAS LLANSOLIANAS DE SINTRA: OS OBJECTOS DE LLANSOL
O Espaço Llansol prossegue no seu empenho de tratamento e classificação do espólio de Maria Gabriela Llansol, não descurando, no entanto, a divulgação deste acervo único. A par das intervenções públicas, exposições, edição, em Portugal e no estrangeiro, de obras de Llansol e sobre ela, uma das formas de dar a conhecer este universo múltiplo têm sido, desde 2009, as Jornadas Llansolianas, que vimos realizando sempre em fins de Setembro e em diversos lugares de Sintra, com a colaboração da Câmara Municipal.

O tema deste ano faz jus a um sector particularmente aliciante e significativo como fonte da escrita de Maria Gabriela Llansol: trata-se do fascinante UNIVERSO DOS OBJECTOS, desde sempre uma referência maior nos livros e na vida da escritora, para quem «dar a cada objecto o lugar que lhe pertence é uma regra de justiça imanente».

Dos objectos que herdámos, todos com uma história própria, alguns destacam-se pelo lugar que ocupam em muitos livros, mas também em si mesmos ou como testemunho, não do «tempo sedimentado» e parado, antes, diz Llansol, como «imagens sobrepostas que me olham», pedindo para ser «observadas com avidez (...), para ver se nelas descubro detalhes fora do comum que me estimulem».

Todos estes objectos tiveram, e têm, o seu habitat natural no espaço que foi o da última casa da Maria Gabriela e é hoje o Espaço Llansol. Nestas Jornadas, muitos deles mudarão de lugar por dois dias – e também esta deslocação é algo de inerente à relação de Llansol com os objectos –, e poderão ganhar nova luz ao serem vistos e ao reviverem, nas várias intervenções previstas, a partir dos textos e dos contextos que os acolheram: a casa, os livros, os cadernos manuscritos, as fotografias, as cartas do arquivo do Espaço Llansol. Iremos mostrá-los e comentá-los, com textos, filmes, performance e leitura cantada que preencherão os dois dias destas Jornadas, respondendo uma vez mais ao apelo das coisas que pedem esplendor, dando a ver A LUMINOSA VIDA DOS OBJECTOS no texto e no mundo de Maria Gabriela Llansol.

Em 24 e 25 de Setembro, no Palácio Valenças (Arquivo Histórico de Sintra, em frente do Museu do Brinquedo), com entrada livre.

Programa das Jornadas - aqui

Comentários

Anónimo disse…
Porque hoje é sabado e resolveram trazer a rutemarlene a Sintra, tenho que a gramar cá em casa :( é dose!
(que pena não ser 6ªf. para ir ver e ouvir os Diamantes outra vez)
pedro macieira disse…
Caro anónimo,
Se compensar alguma coisa, acabei de publicar um post sobre os "Diamantes Negros" no espectáculo de ontem em Sintra.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar