13 a 20 de Agosto Voltamos hoje a publicar um excerto do texto do Dr. Fernando Castelo-Branco, " Vestígio do culto de Diana em Portugal" - já publicado aqui, no blogue , por nos parecer oportuno para uma melhor interpretação das fotos, do dia da Festa de S.Mamede de Janas. "(...) Uma das mais curiosas dessas festividades e que melhor evidencia a sobrevivência do culto da deusa é a de S. Mamede de Janas. Trata-se duma romaria que se realiza na ermida de S. Mamede, na povoação de Janas, a cerca de 3,5 k. ao norte de Colares, nos dias 15 e 16 de Agosto de cada ano. Os lavradores da região, e mesmo das zonas mais afastadas, como por exemplo de Torres Vedras, aparecem aí nesses dias, acompanhados do seu gado – bois, burros e cavalos – e até de animais domésticos. Chegam em geral pela manhã, dão três voltas à igreja no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio e vão depois descansar. Antigamente entravam mesmo dentro da igreja com o gado. À tarde fazem o pagamento das p
Comentários
http://revivendomais.blogspot.com/2011/08/que-trabalho-e-esse-iii.html
Parabéns, Pedro, pelas excelente fotografias que publica no seu blogue.
emília reis
As fotos do Pedro são sempre uma referência, pela amostra parece-me, assim um bocado para o fraquinho!
Foi?
Não há que reclamar, estes eventos têm licença para fazer barulho até às 00.00h.
Uma janela de vidro duplo, é o melhor para o isolamento do som. Os tempos são de crise, mas é um bom investimento para quem não gosta de ouvir barulho.
Quanto ao cortejo hípico, estavam inscritos muitos mais de cem equipagens, apareceram 10%, honrar compromissos, já foi chão que deu uvas!
O prazer de alguns não deve colidir com o incómodo dos demais. Nem será uma questão de democracia mas, apenas de educação e respeito pelos outros.
Porque como o Sr. Carlos Santos diz é realmente só barulho.
Música, festa, comemoração devia ser uma coisa agradável...