Bairro do Totobola no Mucifal

Photobucket
*Boletim nº 0 do Totobola de 10 de Setembro de 1961 -Colecção Valdemar Alves

A história dos primeiros milionários do Totobola, publicada no "Correio da Manhã" de domingo, leva-nos hoje, até ao bairro criado como consequência de um prémio de 2200 contos, que saiu à sociedade de 22 habitantes do Mucifal, em Outubro de 1965.
Um dos premiados Francisco Jorge o “Tita”, dono da saudosa marisqueira “Tita”, aplicando os 160 contos do prémio que lhe coube, foi um dos fundadores de uma nova urbanização que é hoje o Bairro do Totobola no Mucifal.


Photobucket
Revista Domingo do "Correio da Manhã" de 02/10/2011

"Em Outubro de 1965, um grupo de amigos do Mucifal, aldeia do concelho de Sintra, fez uma sociedade para jogar no Totobola. João Ferreira tinha então 21 anos e cumpria o serviço militar na Base Aérea de Sintra. "Estava no quartel quando uns amigos me desafiaram a ir beber uma cerveja ao Mucifal, a minha terra. Fui com eles à marisqueira do ‘Tita’ e foi lá que me falaram da sociedade do Totobola. Apostei 10 escudos (5 cêntimos). O cérebro da operação era Francisco Jorge, conhecido pela alcunha de ‘Tita’, que dava nome à sua marisqueira – "uma das melhores da região de Lisboa", diz com orgulho. "
Texto CM
Photobucket
"Usando as tabelas do Banco de Portugal para a desvalorização da moeda, os 2200 contos que ganharam em 1965 equivaleriam hoje a 679 mil euros. O prémio de Francisco seria hoje de 55 mil euros. João Ferreira recebeu 60 contos (hoje 18,5 mil euros). Dinheiro suficiente para mudarem de vida, mas não para deixarem os empregos. ‘Tita’ investiu em casas: "Lembro-me que pagava 34 escudos por dia ao pedreiro e outros 25 escudos ao servente". Fez seis vivendas e foi um dos fundadores de uma nova urbanização, baptizada com o nome do jogo que a tornou possível"
Texto CM
Photobucket
Photobucket
"O Bairro do Totobola ainda existe e numa das paredes está um azulejo que reproduz o boletim vitorioso. O dono dessa casa, J. G. Agostinho, já faleceu tal como grande parte do grupo dos 22. Mas o bairro cresceu. "
Texto CM
Photobucket

A Vivenda 1X2 de J.G. Agostinho

Créditos
*50 ANOS DO TOTOTOLA. A 24 de Setembro de 1961 nasceu o totobola com o concurso nº 1. Nestes últimos dias o boletim deste primeiro concurso foi publicado em diversos jornais. Mas antes do nº 1, houve um número de ensaio (o nº 00) com data de de 10 de Setembro desse ano. -Valdemar Alves

-Texto "Milionários 1X2", publicado na revista Domingo d0 Jornal "Correio da Manhã" de 2/10/2011, utilizado nas legendas de algumas fotos.(sublinhados a verde)

Comentários

Caínhas disse…
Ficou famoso esse prémio, o dinheiro na sua generalidade foi bem aplicado.
Pessoas que na maioria eram trabalhadores com poucas posses, realizaram um sonho de terem casa própria, que sem esse dinheiro, era uma miragem!
Que saudades da marisqueira do Tita, onde fui muitas vezes, tanto em solteiro, como depois de casado.
pedro macieira disse…
Esta história é muito interessante. Quanto ao Tita (Marisqueira),ainda não consegui fotos dos anos 70,daquele lugar único, na época em que se vinha de Lisboa ( e de todos os arredores)ao Mucifal comer ovos com presunto batatas fritas,e pão quente regados com cerveja,em longas noitadas, num ambiente de intenso fumo de tabaco...tudo que em 2011, nos parece pouco saudável e errado.

O Tita era o único estabelecimento do género que estava aberto até de madrugada, na zona de Lisboa/Sintra e depois só por volta das 6h00 da manhã é que abria o cacau da Ribeira,(Mercado) em Lisboa...
bannny disse…
eu ja fui totalista do totobola em 1995 mas nessa altura so me saiu 250 contos ou seja 1250 euros actuais,,,

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar