Campeonato de Escalada de Árvores em Monserrate

Photobucket

Ontem , no Parque de Monserrate, realizou-se o I Campeonato de Escalada de Árvores Hispano-Luso, integrado na comemoração denominada Festa da Árvore.


Para as provas de escalada foi usado um *Metrosídero (Metrosideros excelsa) de grande porte, conforme demonstram as fotos que publicamos.

Photobucket


Photobucket

Photobucket

*Os metrosíderos pertencem à extensa família das Mirtáceas, onde igualmente se incluem os eucaliptos, as melaleucas, os calistemon, as murtas, etc.. Há cerca de 20 espécies de metrosíderos, onze das quais são originárias da Nova Zelândia. Em Portugal os mais comuns são os Metrosideros excelsa, sendo este último termo, referente à espécie, indicativo do porte que a árvore pode atingir em plena maturidade: acima dos 20 metros de altura, com copas de mais de 30 metros de diâmetro. A designação sinónima de Metrosideros tomentosa que esta espécie ainda assume em alguma literatura, alude à característica lanugem branca que recobre a página inferior das folhas.
-Informação encontrada aqui

Comentários

Fatyly disse…
Admiro a força e garra destes aventureiros:):)

e aprendi um pouco mais sobre os "metrosíderos"...que nomes:):)

Um abraço
Graça Sampaio disse…
Que lindas árvores! Só mesmo em Monserrate!

Bom domingo
Anónimo disse…
E, que sorte disfrutar o último dia de "Verão" em tão belo cenário
(embora haja mtas árvores cortadas e muitas ruas novas...).
pedro macieira disse…
Uma prova rara por estes lados,que teve a participação de um Sintrense da Eugaria.Num dia de despedida de um longo Verão.
Abraços

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva