Visita à Quinta da Amizade e Vila Sassetti

ASassettiCottage2012 A convite da PSML, tivemos a oportunidade na última sexta-feira de visitar a Quinta da Amizade e a Vila Sassetti em Sintra. A Vila Sassetti, construída entre 1890 e 1894, sobranceira à Vila Velha, cujo projecto, Victor Carlos Sassetti, que foi dono dos Hotéis Bragança, em Lisboa, e Victor, em Sintra, encomendou ao seu amigo arquitecto Luigi Manini, mais tarde autor da Quinta da Regaleira e do actual hotel do Buçaco.

 Eça de Queirós, Ramalho Ortigão, Alberto Pimentel frequentaram a Vila Sassetti, e já no séc XX, também Calouste Gulbenkian  a habitou várias vezes.

Para a Quinta da Amizade que tem estado fechada ao público, pretende a PSML,  antes do seu restauro inseri-la  no conjunto de percursos pedestres que a vem preparando para que os visitantes tanto do Castelo dos Mouros como do Palácio da Pena, os possam alcançar sem terem que conviver, sobretudo na época alta,  e aos fins- de- semana, com  o movimento automóvel ao longo da Rampa da Pena.

Após a sua construção em 1890, a Vila Sassetti teve vários proprietários que  ao longo do tempo, fizeram algumas alterações no espaço interior, com a criação de novas salas e instalações sanitárias.Em 2004 a Assembleia Municipal de Sintra autorizou a aquisição do imóvel -sendo actualmente propriedade da PSML.
ASassettiCottage2012b ASassetiCottage8 ASassetiCottage12 ASassetiCottage14 ASassetiCottage10 ASassetiCottage3a

Comentários

Mário disse…
Boa tarde,
Já há previsão de abertura da quinta da amizade?
pedro macieira disse…
Caro Mário,
A informação que tenho é que os jardins da Quinta da Amizade serão limpos e abertos ao público, mesmo antes da recuperação da Vila Sassetti.
Cumprimentos
Graça Sampaio disse…
Linda casa! Que vergonha! Acredita que não me lembro de a conhecer? Nem me lembro onde é. Acho que tenho de ir a Sintra para a procurar...
Anónimo disse…
http://www.rtp.pt/programa/tv/p19455/c85907
Anónimo disse…
Boa noite,
Na segunda parte do programa "Portugal em directo" de hoje foram feitas duas reportagens na quinta da amizade, vale a pena ver: http://www.rtp.pt/programa/tv/p19455/c85907/242639

Miguel
pedro macieira disse…
Graça,
Um dos acessos à quinta da Amizade é no início da rampa da Pena.
Abraço
pedro macieira disse…
Anónimo,
Agradeço o link da reportagem da RTP sobre a quinta da Amizade e Vila Sssetti, que não tinha visto.
Um abraço
Anónimo disse…
Gostava de saber como posso visitar a Quinta da Amizade e Palacio Sassetti? Obrigada
pedro macieira disse…
Anónimo,
Desculpe só agora responder à sua questão -neste momento irei obter a informação que me pede. Pois até agora não tenho qualquer informação da data prevista para o início das visitas.
Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva