O Tempo do Eléctrico da Praia das Maçãs
Excerto de um texto publicado na revista "Fugas" de 14 de Agosto de 2010, do Jornal Público, "Sintra para além das vistas" da autoria de de Luís Maio.
"A Linha do eléctrico que liga Sintra à Praia das Maçãs deve ser a quintessência da experiência bucólica sobre carris. Viaja-se em peças de museu gloriosamente restauradas, que hoje circulam sobretudo pelo prazer de circular, ao ritmo do seu tempo de construção. Levam três quartos de hora a percorrer menos de 13 quilómetros de paisagem protegida entre a serra densamente florestada e o mar aberto, passando por quintas pitorescas e vilas tradicionais. O eléctrico é assim parte integrante, ou mesmo o epítome, da mística que consagrou Sintra como santuário do romantismo.
Os eléctricos podem ser os mesmos, a paisagem é que não.Apesar de protegida sob a figura do parque natural, tem sofrido muitas e radicais transfigurações desde que a ferrovia de bitola estreita nela se veio sinuosamente inscrever, nos inícios do século passado. A serra de Sintra é ainda uma das mais frondosas e bonitas de Portugal, mas está agora muito humanizada e mesmo terrivelmente degradada nalgumas áreas. Vendo as coisas em retrospectiva, é bem provável que o eclipse do manto vegetal de Sintra tenha começado justamente com o seu apogeu declarado, ou seja , a era romântica.(...)"
*Foto de 21/10/2012
No próximo fim de semana (28/10/2012), terminará o Horário de Outono -aguardamos informações sobre a existência de um novo horário da circulação do eléctrico nos próximos meses.
Comentários
Obrigado pela informação, ficarei atento e as suas rápidas melhoras.
Um abraço