A nova Estação Ferroviária do Cacém
Nos últimos anos o Projecto Polis alterou profundamente a baixa do Cacém, melhorando a circulação automóvel , criando um ambiente urbano mais moderno e agradável, agora com a conclusão da nova estação intermodal da Refer e dos seus acessos, nasceu um novo e moderno espaço, permitindo novas acessibilidades e funcionalidades .
Recorrendo ao projecto da Refer para a nova estação poderemos ficar a conhecer melhor as funcionalidades daquele novo equipamento:
Equipamentos
A nova estação será dotada de uma cobertura em forma curva com pilares de grande dimensão. No átrio subterrâneo estarão localizadas as bilheteiras, as máquinas automáticas e zonas de espera sentada, bem como sanitários, cafetaria e instalações técnicas e de segurança.
Escadas
O acesso às plataformas de embarque, dotadas de piso anti-derrapante, será feito por escadas tradicionais, escadas rolantes e elevadores para pessoas com mobilidade reduzida.
Interface
Na praça da estação, junto ao auto-silo e entre floreiras e espelhos de água, está prevista uma praça para 11 táxis, paragens de autocarros e uma zona de largada de passageiros. O interface subterrâneo prevê 12 pistas para autocarros.
Metas
É objectivo do projecto «privilegiar a funcionalidade, organizar os fluxos de maior intensidade e apresentar uma imagem formal e estética de grande simplicidade».
Recorrendo ao projecto da Refer para a nova estação poderemos ficar a conhecer melhor as funcionalidades daquele novo equipamento:
Equipamentos
A nova estação será dotada de uma cobertura em forma curva com pilares de grande dimensão. No átrio subterrâneo estarão localizadas as bilheteiras, as máquinas automáticas e zonas de espera sentada, bem como sanitários, cafetaria e instalações técnicas e de segurança.
Escadas
O acesso às plataformas de embarque, dotadas de piso anti-derrapante, será feito por escadas tradicionais, escadas rolantes e elevadores para pessoas com mobilidade reduzida.
Interface
Na praça da estação, junto ao auto-silo e entre floreiras e espelhos de água, está prevista uma praça para 11 táxis, paragens de autocarros e uma zona de largada de passageiros. O interface subterrâneo prevê 12 pistas para autocarros.
Metas
É objectivo do projecto «privilegiar a funcionalidade, organizar os fluxos de maior intensidade e apresentar uma imagem formal e estética de grande simplicidade».
Comentários
Aquele novo espaço, é uma autêntica "revolução" urbanistica -quem conheceu a velha estação e o Cacém de Baixo e vê agora depois da intervenção do Polis o resultado, tem que considerar que o Cacém "de Baixo" tem agora um aspecto mais moderno e consentâneo com as necessidades dos tempos de hoje.
Um abraço