Mensagens populares deste blogue
Rui Cristino da Silva
Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar
A Casa Branca ou Casa do Marco, nas Azenhas do Mar, é talvez a obra mais supreendente do arquitecto Raul Lino, (1879-1974), construída em 1920 enquanto residência de férias para seu próprio uso, e por esse motivo sem grandes exigências de projecto - a casa tem uma estrutura simples e denota alguma austeridade tanto no espaço interior como na sua imagem exterior.A ausência de luz eléctrica e água canalizada é uma particularidade, que permite nos nossos dias, conservar integralmente a atmosfera original da época em que foi construída. “A Casa Branca é provavelmente uma das suas melhores realizações, porque Lino , não foi obrigado a manipular programas domésticos demasiados exaustivos, que constituiam normalmente a encomenda típica da burguesia para quem trabalhava. O imaginário da Casa Branca é o da Arquitectura popular portuguesa – ou melhor o modo como Raul Lino viu a tradição popular – e que se transformou numa das marcas que o seu percurso imprimiu ao longo da primeira me
Comentários
Vão ficar para a história do elétrico, desde o seu início até aos dias de hoje.
Obrigado pelo comentário. O eléctrico é para Sintra um elemento integrado na paisagem - um museu vivo, e como tal deverá continuar a ser preservado.A foto que publiqueié do nº3, eléctrico que tem a particularidade de ter 5 janelas.
Abraço
https://www.facebook.com/AdoroSintra/photos/a.633289956707103.1073741856.426032290766205/778539982182099/?type=1&theater
https://www.facebook.com/AdoroSintra/photos/a.633289956707103.1073741856.426032290766205/778539982182099/?type=1&theater
Agradeço o seu comentário. O eléctrico nº3 de cinco janelas, é segundo o livro "O eléctrico de Sintra" do saudoso amigo, Valdemar Alves e Júlio Cardoso :"O actual nº3, é o único representante da série de 3 viaturas adquiridas em 1903, sendo peça única de grande valor museológico. Antes de receber o actual número, este carro circulava com o nº8.
Estes três carros, inicialmente, possuíam as plataformas abertas, onde existiam as típicas cancelas em ferro.
Nos primeiros anos da década de 20, efectuaram-se as principais alterações nestes carros.Tal como aconteceu com os carros-motores abertos, foram colocados os faróis."
Cuprimentos