Encontro com o escritor Liberto Cruz
Liberto Cruz, escritor e natural de Sintra, onde nasceu em 1935, lançou recentemente o seu livro “Última Colheita”, esse o motivo da Alagamares ter organizado uma sessão com o autor, apresentada por Miguel Real no último Sábado, 27 de Janeiro, na Biblioteca de Sintra (Casa Mantero). Fernando Morais Gomes (Alagamares), Liberto Cruz e Miguel Real "Nasceu em Sintra , em 1935, e licenciou-se em Filologia Românica, em 1959, na Faculdade de Letras de Lisboa, exercendo a função de professor do ensino secundário até 1966. Entre 1967 e 1968 lecionou Literatura Portuguesa na Universidade de Alta Bretanha, em Rennes, onde, em 1969, criou a cadeira de Literatura Angolana. Entre 1971 e 1973, dirigiu na Universidade de Vincennes, Paris , um curso de Literatura Angolana. Em 1975, foi nomeado conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em Paris, cargo que ocupou até 1988, data a partir da qual assumiu a direção da Fundação Oriente. Poeta, romancista, ensaísta, tra...
Comentários
Vão ficar para a história do elétrico, desde o seu início até aos dias de hoje.
Obrigado pelo comentário. O eléctrico é para Sintra um elemento integrado na paisagem - um museu vivo, e como tal deverá continuar a ser preservado.A foto que publiqueié do nº3, eléctrico que tem a particularidade de ter 5 janelas.
Abraço
https://www.facebook.com/AdoroSintra/photos/a.633289956707103.1073741856.426032290766205/778539982182099/?type=1&theater
https://www.facebook.com/AdoroSintra/photos/a.633289956707103.1073741856.426032290766205/778539982182099/?type=1&theater
Agradeço o seu comentário. O eléctrico nº3 de cinco janelas, é segundo o livro "O eléctrico de Sintra" do saudoso amigo, Valdemar Alves e Júlio Cardoso :"O actual nº3, é o único representante da série de 3 viaturas adquiridas em 1903, sendo peça única de grande valor museológico. Antes de receber o actual número, este carro circulava com o nº8.
Estes três carros, inicialmente, possuíam as plataformas abertas, onde existiam as típicas cancelas em ferro.
Nos primeiros anos da década de 20, efectuaram-se as principais alterações nestes carros.Tal como aconteceu com os carros-motores abertos, foram colocados os faróis."
Cuprimentos