Inauguração do novo Museu dos Coches em Belém

"Tendo escolhido, em 1886, o Palácio de Belém como residência, ainda na qualidade de princesa casada com o principe herdeiro, D.Amélia cedo conheceu a situação de abandono que se encontravam os "velhos" coches da Casa Real depositados no edificío do Picadeiro anexo ao Palácio, também ele destituído da sua função e igualmente envelhecido pelo fatídico "passar de moda" que mais depressa do que os anos destrói a beleza das coisas.
D.Amélia contrariando a indiferença generalizada logo se dedicou à causa da conservação daquele valioso património cultural lutando, com o apoio do seu Estribeiro-Menor, Alfredo de Albuquerque e do estudioso Monsenhor Pereira Botto, pela valorização e instalação num Museu que viria a inaugurar anos mais tarde, a 23 de Maio de 1905."
In "D.Amélia, uma rainha, um museu" Ed, Museu dos Coches, Maio2006

RainhaDAmeliaconcelhoCascais1902blogjpg.jpg
Landau, com D.Amélia  e Rainha Alexandra de Inglaterra ao entrar no Concelho de Cascais vindo de Sintra, 1902/Foto do espólio  fotográfico de António Augusto Macieira

*Nota  do blog sobre a foto- Foto obtida durante a visita da Rainha Alexandra  de Inglaterra, mulher de Eduardo VII,  a Portugal - transportada num landau semelhante (ou o mesmo?) em que D.Carlos e seu filho o princípe D.Luís, foram atingidos a tiro, em 1 de Fevereiro de 1908 no Terreiro do Paço.


 Inauguração do novo Museu dos Coches
O novo Museu Nacional dos Coches, em Belém, é inaugurado no sábado com um programa que inclui desfile da Charanga a Cavalo da GNR e uma exibição da Escola Portuguesa de Arte Equestre.
A data foi marcada para assinalar o 110.º aniversário da inauguração do museu original, em 1905, por iniciativa da rainha D. Amélia, mulher do rei D. Carlos I.
De acordo com informação do museu, a abertura, com entrada gratuita, está prevista para as 10:00, prolongando-se até às 18:00, com a última entrada às 17:30, incluindo visitas guiadas.

O novo museu, localizado em Belém, representa um investimento de 35 milhões de euros provenientes das contrapartidas do Casino de Lisboa.

MUseu dos CochesF..O..Asite.jpg
Desenho  do novo Museu dos Coches retirado daqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva