A Sequoia da Ribafria

 Sequoia monumental da  Quinta de Ribafria .Um exemplar de grande porte
Fotos em Julho de 2016

"Há quem diga que entrar numa floresta de sequoias ou giant red woods como lhe chamam os americanos é uma experiência quase mística de silêncio e paz onde se perde a noção de tempo e de espaço.
Todas as sequoias dos Estados Unidos estão hoje protegidas por lei e conservadas em museus vivos que são os Parques Nacionais, pois a desflorestação de que foram vítimas durante a época da colonização foi um dos atos de selvajaria mais brutais do planeta.
A conservação destes gigantes da floresta tem sido também trabalho de gigantes iniciado pelo naturalista e ambientalista John Muir, considerado o pioneiro dos movimentos de proteção da Natureza. Foi graças a ele que em 1890 surgiu um dos primeiros parques nacionais de proteção da natureza, o Yosemite National Park. O primeiro foi o Yellow Stone National Park.
Estes gigantes da floresta distinguem-se bem pela textura macia e esponjosa do seu tronco cor de canela, resistente ao fogo. A Sequoia sempervirens é uma árvore de folha persistente da família das Cupresáceas, apesar de haver alguns taxónomos que a coloquem na família das Taxodiáceas."
Fonte. Fernanda Botelho
Aqui.
https://www.portaldojardim.com/pdj/2015/09/16/o-imponente-silencio-das-sequoias/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva