Imagens das cheias de 1983 no "Cantinho da Várzea"


O "Cantinho da Várzea", que utiliza o seu espaço para algumas exposições temporárias de pintura, tem agora uma colecção de fotos, que testemunham as cheias de 1983  que atingiram Sintra em  Novembro de 1983.

Havendo poucos registos fotográficos das cheias de 1983 em Colares, as fotos cedidas por um cliente: José Cabeça-  e agora disponíveis publicamente, são de grande interesse para se ter a noção  das consequências .do temporal daquele ano.

Testemunho ficcionado  de Fernando Morais Gomes, no blog Reino de Klingsor


"Luís decidiu ir ver os tais estragos. Desceu o pinhal de Janas, de bicicleta, saído o Mucifal, uma massa de água suja e detritos cobria toda a várzea. Entre maçãs e damascos pululavam desgovernados fogões, mesas, roupa e lixo, junto ao rio a água subira três metros, até os carros dos bombeiros estavam alagados. Passando o Cantinho com água pela cintura, quis ver o mar na Praia Grande, mas a ponte ruíra e só por Almoçageme se chegava. Em casa de Ângela, nada sucedera, no Penedo, porém, árvores caídas denunciavam a revoada, um rádio a pilhas dava nota de grandes estragos em Sintra. No Jamor e Ribeira das Jardas, a água galgara as linhas de água, castigando as construções em leito de cheia.
Com o passar do dia, a coisa adensava: todos os galináceos da Ermelinda afogados, a Jacinta sem casa, até a cama foi na enxurrada, a paróquia acolhia alguns desalojados, dando-lhes leite e cobertores, cancelada a festa de anos, o engenheiro e a mulher foram ajudar os vizinhos.(..)."


Comentários

Graça Sampaio disse…
Triste recordações. Ai de nós quando a Natureza decide atingir-nos! Para mim, hoje valeu vir aqui para relembrar o nome desse refrigerante que já não existe - o Fruto Real... :)
Nuno Cabeça disse…
Fotos do meu pai, José Cabeça.
Parabéns pelo blog!
pedro macieira disse…
Graça,
Obrigado pelo comentárioa, Obrigado.
pedro macieira disse…
Caro Nuno, Obrigado pela informação, que já actualizei no post. Na altura não foi possivel obter a autoria das fotos. Cumprimentos.
Anónimo disse…
eu tive la ,nao aconteceu nada disso
um homem andou nu a nadar no rio , ea policia estragou tudo .
ps:era a nossa diversao

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva