PORQUE HOJE É SÁBADO.................


(Foto :Pedro Macieira)


"(...)Muitas vezes vou bater à tua porta a convidar-te a dar uma volta de carro. Aceitas sempre. De Carcavelos vamos à praia do Guincho e depois subimos à Serra de Sintra. Gostas muito de ir até ao Cabo da Roca. Será por causa da paisagem agreste, ou por ser ali a ponta mais ocidental da Europa? Sabe-se lá o que se passa pelos teus miolos... "

(retirado de um texto biográfico de Mário Henrique Leiria da autoria de Fernando Correia da Silva) -pressionar para aceder ao texto integral-

Rifão Quotidiano

Uma nêspera
Estava na cama
deitada
muito calada
a ver
o que acontecia


chegou a Velha
e disse
olha uma nêspera
e zás comeu-a

é o que acontece
às nêsperas
que ficam deitadas
caladas
a esperar
o que acontece


mário-henrique leiria,
novos contos do gin 1974

Comentários

Anónimo disse…
Só um pequeno à parte, o Cabo da Roca é o ponto mais ocidental da Europa Continental e não do Continente Europeu. É verdade, que há vários factores que nos induzem a erro, mas como ex-aluna de Turismo, aprendi isso e queria partilhar convosco.
pedro macieira disse…
Agradeço o comentário,mas relativamente ao cabo da Roca ser ou não o ponto mais ocidental do continente europeu, embora o texto do post, publicado seja uma transcrição, de um artigo sobre Mário Henrique Leiria, mas é de facto um conceito aceite como uma verdade, após o reparo, vasculhei tudo o que tinha ao alcance ,postais novos,antigos, textos sobre o cabo da roca, sites de turismo, folhetos turisticos locais, pesquisa na internet, e não consegui descobrir outra versão:
coordenadas :
Latitude 38º 46,99' Norte
Longitude 09º 29,75' Oeste
Mais longitude do que o cabo Finisterra na Galiza.........

Não sei as coordenadas da Islândia, mas talvez passe por esse ponto a questão do continental e do continente.Aguardo mais comentários sobre este assunto, pelo meu lado irei continuar a pesquisa..

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva