Parques de estacionamento do nosso descontentamento

Novo parque de estacionamento da Praia da Adraga (foto:Pedro Macieira)
Praia da Adraga (Foto:Pedro Macieira)

A discussão está lançada e essa é talvez, a contribuição da “blogosesfera” para o fortalecimento da cidadania. O espaço público deve ser melhorado para garantir aos cidadãos um melhor usefruto daquilo que pertence a todos , e assim deverá permanecer.

Deverá ser pago qualquer benefício a favor da qualidade de vida dos cidadãos? Não deverão ser canalizados as receitas dos impostos autárquicos para esse fim? Serão as rotundas (por enquanto sem portagens) as obras prioritárias das autarquias?

Os cidadão comum que paga impostos , e em Portugal a incidência dos impostos é bastante elevada comparativamente com os beneficios de retorno, não terão direito a utilizar “gratuitamente” a orla maritima sem que alguém a torne mais uma fonte de receita, de forma equilibrar orçamentos , algumas vezes geridos com pouca sensatez?

O espaço público deve ser regulado pela entidades autárquicas , de forma a permitir um acesso de melhor qualidade, sem que para isso se estabeleça uma diferença de utilização em função da possibilidade de pagar ou não.

Saber mais sobre o pagamento de Parques de estacionamento nas praias-pressionar aqui

Comentários

Anónimo disse…
O valor do taxamento foi aprovado na última assembleia de freguesia. Todas as forças políticas presentes votaram a favor... Estava público presente para propor discussão deste tema? Consultem a acta na Junta. C. A. S. Azenhas
pedro macieira disse…
Os banhistas e os veraneantes assim como a maioria da população de Sintra que frequentam as praias desta zona, nomeadamente Praia Grande, Praia das Maçãs e Praia da Adraga, não terão acompanhado a discussão em que segundo parece foi aprovada por todos os partidos que fazem parte da Assembleia de Freguesia sobre o pagamento dos novos parques de campismo.Também eles possivelmente antigos clientes do pão com chouriço, que acabou , com a demolição do provisório local onde era vendido à bastante tempo. Também a gestão da Orla maritima e do Parque Sintra Cascais, deverão ter dado o seu parecer prévio, parece-me que deverá ser uma evidência. Também deverá ter sido discutido o destino das receitas desses parques, e também contactado a GNR, para fiscalizar as irregularidades dos novos transgressores de parqueamento. Como não tive nenhuma informação prévia sobre o assunto e sendo utilizador das ditas Praias como tantos outros , a discussão aqui lançada parece-me de grande interesse pois vai chegar onde os resultados e as discussões da Assembleia da Junta não chegaram, aos utilizadores dessas áreas. E segundo parece só os partidos que estiveram na dita assembleia é que estão de acordo.
pedro macieira disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
É uma questão de qualquer dia nos juntarmos todos e irmos a uma assembleia para ver como são decididas as coisas.Eu não me importo que a junta tome as decisões, o que eu gostava é q se preocupasse mais com a população que mora cá todo o ano e não olhasse só aos lucros.Mas isso é um reflexo da sociedade de agora: consumismo,lucros, dinheiro,.O resto q se lixe!!
Anónimo disse…
Meus senhores, na junta está a calendarização das reuniões. Estão espalhadas por outros estabelecimentos nas zonas da freguesia. Mas para melhor se certificarem vão á junta. Nem precisam entrar. Está no placard exterior. Muitas vezes a junta não gosta de publicidade... hé hé
Anónimo disse…
MANEL SALOIO
Claro que não concordo com parques de estacionamento pagos, nas nossas praias. O mal disto tudo é que estes assuntos são discutidos na Assembleia de Freguesia de Colares, eleita por nós que votamos, mas as sessões estão sempre às moscas. O que quer dizer que nós somos de boa boca e que não contestamos em local próprio, as decisões daqueles senhores.
Só quero esclarecer uma coisa. O parque de estacionamento da Praia da Adraga, que se vê na fotografia, com cancela e tudo, é particular e pertence ao Restaurante da Adraga.
Para a próxima há que estar atento às convocatórias das Assembleias e sempre que o assunto seja polémico, a malta mobiliza-se e cai lá em peso. Não pode falhar!
Tchauzinho do Manel Saloio.
pedro macieira disse…
O Parque de estacionamento pode de facto pertencer ao restaurante, mas o terreno onde foi instalado não lhe pertence, e ainda me lembro que houve um grande protesto popular contra a destruição desse mesmo restaurante, pois a existência dessa instalação não era permitida na orla maritima protesto, que estive de acordo, pois nos anos 70, já lá ia regularmente....assim o movimento conseguiu que o Restaurante permanecesse e agora tem um parque pago......
Anónimo disse…
Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»
Anónimo disse…
Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva