Apontamentos Sintrenses

Em 20 de Junho de 1906, a Revista “Occidente”publicava um artigo sobre novos edifícios em Sintra:

Os novos Paços do Concelho de Cintra

A encantadora villa de Cintra, cantada pelo bucólico Byron que mais a celebrou em seu poema e d´ella levou fama ao mundo civilisado,também, parece lhe chegou a hora de engrandecer seus encantos naturaes, com aquelles que a arte fornece, completando assim a obra da naturesa e dos homens.

Uma vereação mais intelligente e illustrada á frente da qual se encontra, o sr. Dr. Virgilio Horta, entendeu muito bem, acabar com uns vergonhosos pardieiros que Cintra exibia em desolador espectaculo, como são a Cadeia, o Matadouro, e os casebres onde se acommodam as repartições publicas, tomando a iniciativa de proceder a novas edificações para aqueles fins. Ao distinto architeto sr. Adães Bermudes, incumbio aquella vereação de fazer os projectos para os novos edificios(...)


*Ortografia e pontuação conforme original de 1906
O edifício da Cadeia da Comarca de Sintra, edificado junto á estação nos terrenos do antigo cemitério foi inaugurada no mesmo dia que o edifício da Câmara Municipal, antigos Paços do Concelho projectos do arquitecto Adães Bermudes, no dia 13 de Junho de 1909, durante as Festas da Primavera de Sintra.
Hoje a antiga Cadeia de Sintra é ocupado pela Associação dos Escoteiros de Portugal.

Comentários

Rui Silva disse…
Existem, num dos volume da série Vária Escrita, um artigo interessantíssimo sobre o edifício dos Paços do Concelho. A ler.

Quem comprar ou consultar esse volume poderá ainda ler outros textos de valor quase incalculável, como a pouco conhecida "Fábula do Rio das Maçãs", ou um magnífico texto do investigador Jorge de Matos sobre a sala do bilhar do Palácio da Regaleira.

Abraço
Rui Vasco
pedro macieira disse…
Rui Silva,
Obrigado pela informação.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Intervenção das Infraestruturas de Portugal no Parque Natural Sintra Cascais

Festas de S.Mamede de Janas 2023