José Fernandes Badajoz

A homenagem muito esperada pela população do Mucifal a um dos seus filhos mais ilustre; José Fernandes Badajoz o “Poeta Cavador” - vai concretizar-se com a inauguração do seu busto no Largo da Capela, no próximo domingo 14 pelas 15H00.

José Fernandes Badajoz, homem que optou por não deixar a sua terra e o seu campo pelos holofotes da fama, foi através de um convite de José Oliveira Cosme, produtor do programa de rádio “A vida é assim” ele próprio natural de Almoçageme, que o “Poeta Lavrador” do Mucifal actuou aos microfones do Rádio Clube Português, no seu programa “Emissões Recreativas”. A actuação segundo o jornal de Sintra, teve grande impacto," o que fez que durante cinco anos ali,quizenalmente José Fernandes Badajoz apresentasse as sua melodiosas canções."

Sintra Terra de Encantos
Poema e música de José Fernandes Badajoz (1949)

Comentários

Anónimo disse…
Apenas quero comentar a infelicidade do título do cartaz de divulgação: "Vem para a rua, Mucifal".
Apesar de o cartaz ter sido distribuido por várias localidades, o título é redutor e cheira a bairrismo bafiento.
Como sabe a população mais idosa e está largamente documentado, José Fernandes teve uma importância que transcendeu a aldeia onde nasceu e não digo isto apenas por ter sido ouvido através da rádio.
pedro macieira disse…
Agradeço o seu comentário e visita.
Maria Almira medina no texto que publico neste sábado, considera que "O Mucifal e todo o concelho de Sintra enxergaram o teu saber " o que indica claramente a facto que menciona da importância de José Fernandes ultrapassar em muito os limites do Mucifal.
Um abraço
Unknown disse…
Apesar de compreender o reparo feito à frase inscrita no cartaz, posso esclarecer que na elaboração do mesmo se procurou um título de uma das canções do José Fernandes, suficientemente sugestivo para o efeito. "Vem para a rua Mucifal" foi uma das últimas marchas populares da autoria do poeta-cantor, essa a razão de ser da sua inclusão no referido cartaz.
Quem o idealizou conhece bem a dimensão do poeta.

Graça Pedroso
pedro macieira disse…
Graça Pedroso,
Talvez a frase em causa no cartaz,(agora explicada) não seja de grande importância relativamente ao objectivo para que o cartaz foi elaborado. Sendo José Fernandes Badajoz, natural do Mucifal, pode-se até compreender que os seus conterrâneos antes de todos os outros considerem que podem "apropriar-se" daquele que eles consideram como um dos seus filhos mais ilustre.
Mas todos aqueles que acompanharam e ouviram nos seus espectáculos e nos seus programas de rádio, e conviveram com ele não irão deixar de participar nesta justa homenagem pública que se vai realizar amanhã.
Um abraço
Anónimo disse…
Sou o autor da concepcção do cartaz e Obrigado Graça por teres explicado tão bem ao "nosso" anónimo o porquê do titulo do cartaz do nosso Amigo Zé.Já quanto ao "bairrismo bafiento" é que é mais dificil de perceber...nesta hora e aqui!!!
Fui um dos que andou por outras localidades a distribuir cartazes e porque se esperava e queríamos que Mucifal viesse para a rua como felizmente aconteceu mesmo com o mau tempo, queríamos ter outros amigos também (anónimos incluídos)
Obrigado por terem vindo para a rua
Fernando Louro

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar