Recantos de Sintra
Lago de Monserrate
"(...)Na encosta sobranceira ao valle está assentado este pomar, se vê uma cascata de enormes calháos, que para ali foram conduzidos expressamente, exforçando-se por este modo com tanto trabalho e artificio humano em imitar a simplicidade das bellezas da natureza, sem magestosa e bella na obras da sua creação; toma esta repreza as aguas que no inverno e principios da primavera descem do alto da serra, e formam uma catarata que se despenha por um leito pedregoso, que forma a parte mais baixa do valle d'esta mata.
Tal é o sitio encantador de Monserrate!"
De "Cintra Pinturesca" de António A.R. Cunha ed.1906
*Ortografia e acentuação conforme o original
Cascata de Beckford
Comentários
Adorei e toda a tua reportagem fotográfica(posts anteriores) está um mimo!
Era um bocado longe, mas eram as piscinas dos pobres.
Não me lembro do meu pai dizer que morresse lá alguém.
Lembro-me isso sim, de ele dizer que determinado fulano que por acaso até sei o nome (já falecido), não sabia nadar, e amarrava uma cortiça no peito, e que com os movimentos esta se voltava para as costas e ele ficava, a engolir pirolitos debaixo de água, até lhe acudirem.
O futebol acabou nos Seteais, porque o Conde Sucena se fartou, das cenas de pancadaria originadas pelas claques sobretudo da Vila contra a Estefânea. Deu à comunidade das três freguesias o campo onde joga hoje o 1º de Dezembro, que se apoderou dele, sobretudo pela morte dos outros clubes, da Vila, e, do desinteresse no local por parte do Sintrense.
------
O que tu sabes, Caínhas!...