Casa das Pedras na Parede

CasadePedraFoto do Chalet da familia Azevedo Gomes na Parede, publicado em 1906 no Boletim Photographico nº82

 Manuel Azevedo Gomes, capitão de mar-e-guerra pai de Mário Azevedo Gomes*, (mãe Alice Hensler**) mandou construir uma casa com vistas largas para o mar e de fácil conservação, uma vez que passava largas temporadas embarcado. Sugeriu Bigaglia (Pouco antes em 1901, o italiano Nicola Bagaglia*** constroi a casa da Condessa d’Edla, na Bafureira, a cem metros do terreno do genro) que a revestisse com grandes seixos marítimos que recolhera durante anos na praia das Avencas e nas praias vizinhas. Originalmente, esta Quinta chamava-se «Quinta do Moledo».dizia «que lhe lembrava o aspecto das velhas moradias, e o moledo da sua querida Ilha do Pico, a terra da sua gente».

O Jardim da Casa das Pedras contaria com um campo de ténis, um poço e um moinho de vento, que foi totalmente destruído com o ciclone de 1941. No ano anterior, desapareceu a parte agrícola da quinta, quando o Ministro Duarte Pacheco mandou construir a Estrada Marginal, vindo a encostar-se à casa e expropriando meio hectare entre a arriba e a casa. Desapareciam assim a vinha, a horta, as vacarias, a capoeira, e a ligação física a directa com o mar.

*Mário Azevedo Gomes  mestre da silvicutura portuguesa, neto da Condesa d´Edla, durante a década de 1950 e início de 60 dedicou-se a estudar o Parque da Pena- autor da Monografia do Parque da Pena (1960), sendo ainda hoje a principal fonte de informação escrita sobre o parque da Pena com aspectos dendrológicos-florestais.
**Alice Hensler, filha de Elise Fredericke Hensler, Condessa d´Edla.
***Casa das Pedras foi construída pelo Arquitecto italiano Nicola Bibgaglia entre os anos 1903 a 1905
Fontes:
Boletim Photographico nº82 de Outubro de 1906
Monografia do Parque da Pena  de Mário de Azevedo Gomes
Mário Azevedo Gomes 1885-1965 de Ignacio Garcia Pereda
Condessa d´Edla de Teresa Rebelo

Comentários

Anónimo disse…
http://cidadaniacsc.blogspot.pt/2012/01/casa-das-pedras.html

Anúncio n.º 1629/2012. D.R. n.º 19, Série II de 2012-01-26

Presidência do Conselho de Ministros - Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico, I. P.

Abertura do procedimento de classificação da Casa das Pedras, freguesia da Parede, concelho de Cascais, distrito de Lisboa
pedro macieira disse…
Anónimo,
Agradeço a visita e o comentário complementar.
Cumprimentos
Graça Sampaio disse…
Lindo de saber estas coisas da história da nossa terra e das pessoas que nela vivera, e das coisas que por ela fizeram.
Unknown disse…
Conheci o sr dr Manuel Azevedo Gomes, um médico fantástico, estávamos em 1971 e eu tinha 14 anos, fui operada por este senhor juntamente com o sr.dr Alves Jana, a uma escoliose com aplicação de barras na coluna vertebral. Este Senhor, salvou-me. Um Bem Haja. Nunca o esquecerei.
Unknown disse…
Conheci o sr dr Manuel Azevedo Gomes, um médico fantástico, estávamos em 1971 e eu tinha 14 anos, fui operada por este senhor juntamente com o sr.dr Alves Jana, a uma escoliose com aplicação de barras na coluna vertebral. Este Senhor, salvou-me. Um Bem Haja. Nunca o esquecerei.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva