A nova Estação Ferroviária do Cacém

EstaçãCPCacem2012Blogue EstaçãoCPCacemBlogue Nos últimos anos   o Projecto Polis alterou profundamente a baixa do Cacém,  melhorando a circulação automóvel , criando um ambiente urbano mais moderno e agradável, agora com a conclusão da nova estação intermodal da Refer e dos seus acessos, nasceu um novo e moderno espaço,  permitindo novas acessibilidades e funcionalidades .

Recorrendo ao projecto da Refer  para a nova estação poderemos ficar a conhecer melhor  as funcionalidades daquele novo equipamento:

Equipamentos

A nova estação será dotada de uma cobertura em forma curva com pilares de grande dimensão. No átrio subterrâneo estarão localizadas as bilheteiras, as máquinas automáticas e zonas de espera sentada, bem como sanitários, cafetaria e instalações técnicas e de segurança.

Escadas

O acesso às plataformas de embarque, dotadas de piso anti-derrapante, será feito por escadas tradicionais, escadas rolantes e elevadores para pessoas com mobilidade reduzida.

Interface

Na praça da estação, junto ao auto-silo e entre floreiras e espelhos de água, está prevista uma praça para 11 táxis, paragens de autocarros e uma zona de largada de passageiros. O interface subterrâneo prevê 12 pistas para autocarros.

Metas

É objectivo do projecto «privilegiar a funcionalidade, organizar os fluxos de maior intensidade e apresentar uma imagem formal e estética de grande simplicidade».

Comentários

Caínhas disse…
Oxalá funcione, porque de aspeto está bonito.
pedro macieira disse…
Caínhas,
Aquele novo espaço, é uma autêntica "revolução" urbanistica -quem conheceu a velha estação e o Cacém de Baixo e vê agora depois da intervenção do Polis o resultado, tem que considerar que o Cacém "de Baixo" tem agora um aspecto mais moderno e consentâneo com as necessidades dos tempos de hoje.
Um abraço
Graça Sampaio disse…
Uau! Que luxo! No meu tempo não era nada assim!

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva