Começou no Sábado a Feira das Mercês 2012

Photobucket
Feira das Mercês no Domingo 16 de Outubro de 1904

 Página da "Illustração Portugueza" de 24 de Outubro de 1904


"É a mais importante feira do districto de Lisboa e embora os mercados de gados e de varios productos não tenham na região da Estremadura nem pitturesco nem o valor da feiras minhotas e alentejanas, esta impõe-se pela variedade de typos e arrabaldinos que ali concorrem. Veêm-se carros de todos os feitios, vehiculos quasi prehistoricos arrastados por alimarias de todas as idades, homens que discutem, mulheres de typos vistosos que se apeiam no local da feira, ranchadas que se mettem nos campos devorando as merendas.

Á mistura um ou outro lisboeta curioso do pitoresco e d'um pouco de bom ar, que ri vê as transacções, que contempla aquellas fileiras de vendedores de fructas e de leitões assados e se retira á noite, na boa paz , n'um comboio rapído que silva e o deixa no Rocio."
*Grafia e acentuação conforme o original

Comentários

Anónimo disse…
Ir à Feira das mercês e não comer aquela carne de porco frita é imperdoável...
Mesmo de dieta.
(Um dia escapa)

Zé-Viajante
Fatyly disse…
e hoje bem diferente da de alguns anos...o que me levou a nunca mais lá ir!
Caínhas disse…
Tradições da descaracterizada Feira das Mercês:
- Carne de porco- às Mercês!
- Apareciam os tasqueiros, com uma mixórdia, de vinho misturado com àgua, apelidando aquilo de àgua-pé. Uma verdadeira mistela.
- As peras-pardas cruas, e cozidas, que as saloias traziam.
- Os vigaristas rampa acima, com as suas bancas de vermelhinha, depenando os incautos-gananciosos, que quando davam por eles já não tinham dinheiro para a feira.
-O poço da morte, lá estava todos os anos, aquele senhor, que não me recordo bem, parece que se chamava Vitor, com a mulher, e depois os descendentes, desafiando as forças da gravidade.
Há muitos anos que encerrei este capítulo, com o ecludir da Urbanização da Tapada das Mercês, aquilo não deve ter nada do original típico.
pedro macieira disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
pedro macieira disse…
Fatyly, Zé-Viajante,Caínhas,
Obrigado pelos comentários sobre a tradicional Feira das Mercês.
Abraços

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar